Após visitar a região da Zona da Mata do Estado, o pré-candidato a deputado federal Samuel Costa (PCdoB) iniciou esta semana suas andanças na região do Vale do Madeira, indo ao encontro de pequenos produtores rurais do distrito de Triunfo, em Candeias do Jamari. Lá ele se reuniu com várias lideranças e conferiu de perto a vida árdua desses camponeses que produzem “com a cara e com a coragem”, pois a ajuda estatal é praticamente nula.
“Estamos falando de produtores que estão no campo praticamente desde que nasceram e onde constituíram família e produzem o que comem. Essas famílias são responsáveis pela produção de quase tudo o que chega na mesa dos consumidores, mas são excluídos de uma política pública que dê a eles melhor condições de sobreviver no campo”, disse Samuel Costa.
De acordo com Samuel, as reclamações são várias, pois falta de tudo. “Estradas para escoamento de produtos, falta de incentivo para melhoria do que é produzido e até falta do Programa de Saúde da Família, o famoso PSF, que deveria estar sendo oferecido a essa gente, mas infelizmente esse serviço é praticamente inexistente por aqui”, destacou.
São essas comunidades, segundo Samuel Costa, que ele pretende levar auxílio. Para ele, o que acontece em Triunfo, uma região de agropecuária rica e natureza exuberante, é apenas um exemplo da realidade da comunidade rural. São centenas de famílias que estão totalmente esquecidas pelas autoridades, apesar da grande importância produtiva e econômica.