ELEIÇÕES 2022: Léo Moraes lidera intenções de voto para o Governo de Rondônia

Numa simulação para o segundo turno, o deputado federal também venceria seus concorrentes diretos

ELEIÇÕES 2022: Léo Moraes lidera intenções de voto para o Governo de Rondônia

Foto: Divulgação

A segunda pesquisa de opinião pública divulgada neste domingo pelo Instituto Phoenix mostra como estão as intenções de voto para os candidatos ao Governo do Estado de Rondônia nas eleições gerais de 2022.  
 
Uma das únicas surpresas é o crescimento do governador Marcos Rocha (UB) que, nas pesquisas anteriores, ainda não havia aparecido entre as três primeiras colocações, o que demonstra que a reeleição não é improvável, apesar de difícil. 
 
Por outro lado, os números demonstram a grande popularidade do deputado federal Léo Moraes (Podemos), que está na primeira colocação das intenções de voto com 31%, contra 21% do Governador Marcos Rocha e 16% do senador Marcos Rogério (PL). 
 
Os outros nomes apontados pelo eleitorado na pesquisa espontânea são: o ex-deputado estadual Maurão de Carvalho (sem partido), o Psolista Pimenta de Rondônia (6,4%), Vinícius Miguel (Cidadania, com 5,5%, o ex-deputado federal Anselmo de Jesus (PT), com 5,2%.
 
João Cipriano (PRTB), com 3,1% e Outros Nomes (4,4%) fecham a nominata da pesquisa. Os percentuais referem-se ao IVD – Índice de Votos Definidos, onde não são levados em conta o número de indecisos. 
 
SIMULAÇÃO PARA O 2º TURNO
 
O Item 04 da pesquisa fez a seguinte pergunta: Numa simulação para o segundo turno da eleição majoritária, faça sua escolha nos três cenários – Léo Moraes x Marcos Rogério (1ª. opção); Marcos Rogério x Marcos Rocha (2ª. opção), e Léo Moraes e Marcos Rocha (3ª opção). 
 
Na resposta dos eleitores, Léo Moraes venceria Marcos Rogério, no segundo turno (54,6 contra 46,4%), Marcos Rogério venceria Marcos Rocha (52,3 x 47,7%) e, por fim, Léo Moraes venceria Marcos Rocha por 60,2% a 39,8%. 
 
ANALISE TECNICA
 
Segundo o diretor do Phoenix e coordenador da Pesquisa, o jornalista Juvenil Coelho, é interessante ressaltar, em primeira mão, Léo Moraes desponta em primeiro lugar em todas as pesquisas realizadas no Estado por institutos sérios. Para ele, ainda não detenha a maioria absoluta das tendências, na disputa ao governo do estado (mais de 50% das intenções de voto), suas chances de Vitória no 2o. Turno são robustas e bem mais cômodas do que no primeiro turno. 
 
“Evidente que ainda estamos a uma boa distância do dia "D" do pleito, todavia não deixa de ser um dado preocupante aos seus adversários diretos e a toda oposição. Noutra observação pertinente, dentro do mesmo questionamento, verifica-se que o senador MARCOS ROGERIO, (PL), que aparece em 3o. Lugar na sondagem estimulada, se sobrepõe ao seu concorrente que está em 2o., o atual governador Marcos Rocha Isto num possível confronto direto dos xarás”, explicou. 
 
Veja no gráfico ilustrativo como se desenha está bem provável peleja. E o que se visualiza até agora.
 
 
DEPUTADO ESTADUAL
 
A última pesquisa para deputado estadual, embora os atuais 24 deputados sempre levem vantagem por estarem em gozo do mandato, muitos candidatos estão com bons índices de intenções de voto e têm grandes chances de eleição. 
 
São candidatos que já exerceram ou exercem outros tipos de mandatos em prefeituras ou câmaras municipais, profissionais liberais, ex-deputados, ex-prefeitos, empresários, e líderes comunitários. 
 
Segundo a sondagem, o ex-prefeito e ex-deputado federal Carlos Magno aparece em primeiro lugar das intenções de voto com 5%, seguido do deputado estadual Alan Queiroz (PSDB) com 4,6%, Zequinha Araújo (4,3%), Glaucione Rodrigues e Luiz Ferrari, empatados com 4,1%, Alex Redano (4%), Uender Nogueira e Ismael Crispim, empatados com 3,7%, Célio de Jesus (3,6%), Edwilson Negreiros (3,4%) e Adelino Folador com 3,1%. 
 
NA TABELA ABAIXO, CONFIRA OS PERCENTUAIS DE CADA CANDIDATO NA PESQUISA ESPONTÂNEA E O ÍNDICE DE VOTOS DEFINIDOS (IVD): 
 
 
DADOS DA PESQUISA
 
Pesquisa realizada com 1.203 entrevistados entre os dias 1º a 4 de março de 2022 em 14 municípios que representam 77% dos eleitores do Estado. A pesquisa possui margem de erro de + ou -3%, intervalo de confiança de 96% e contratada pelo jornal Correio Continental. Foi assinada pelo estatístico Augusto da Silva Rocha (Conre 1 7655-A) e registrada no TRE-RO com o número nº RO-07370/2022.
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS