BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

CANDIDATO A PREFEITO: Em debate sobre lixo, Leonel Bertolin mostra como vai reduzir contas de luz

Candidato a prefeito da capital demonstra viabilidade econômica e jurídica da usina de lixo e redução das contas de energia

ASSESSORIA

28 de Outubro de 2020 às 11:15

Foto: Divulgação

Particicipando de debate promovido pelo Coletivo Lixo Zero na noite dessa terça-feira, o candidato a prefeito de Porto Velho da coligação A Melhor Opção, Leonel Bertolin, reiterou sua proposta de implantação de uma usina que transforme resíduos em energia elétrica. “Vamos utilizar essa energia para a rede de iluminação pública e, dessa forma, vamos reduzir a contribuição para o serviço de iluminação pública (COSIP) que hoje é cobrada na conta de luz.”, afirmou.
 
Leonel também apresentou sua proposta de que o sistema de coleta e destinação de resíduos sólidos seja plenamente sustentável. “A poluição a ser evitada não é só do solo e das águas, temos que evitar também a poluição do ar; por isso vamos optar por caminhões elétricos para fazer a coleta, a exemplo do que já existe hoje na cidade de Salto (SP)”, disse o candidato. Ele também defende a adoção do sistema de tarifa, em vez de taxa, para a coleta de lixo. E essa tarifa seria barateada para quem contribuísse entregando o lixo de sua casa já separado.
 
Segundo Leonel, o que mais viabiliza a tão propalada coleta seletiva é na verdade o descarte seletivo. “Vamos empreender um amplo programa de conscientização ambiental para que o cidadão comum se sinta efetivamente participando de todos os esforços em prol de um meio ambiente melhor para todos, seja praticando o descarte seletivo em seu lar, seja participando da própria construção e consolidação da política municipal para o setor”, declarou. Arguido sobre a participação da sociedade civil organizada na política municipal, Leonel observou que, quando secretário municipal de Agricultura, realizou a I Conferência Municipal de Agricultura e Abastecimento, a primeira do gênero Brasil, transformando em política pública o que antes era decido dentro de gabinetes. 
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

MP obtém liminar para que Energisa forneça energia de qualidade

MP obtém liminar para que Energisa forneça energia de qualidade

O Ministério Público também relata que, conforme informado pelo Procon local, somente em relação ao Município de Ariquemes, a quantidade de reclamações em aberto contra a empresa atingiu o total de 514, no período de 1º de janeiro de 2019 a 14 de novembro do mesmo ano.

23 de Novembro de 2020 às 08:53