Em uma ação inesperada, os motoristas e cobradores do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Transportes Urbano (Sitetuperon) declararam apoio à candidatura de reeleição do prefeito Hildon Chaves.
Reunidos na sede do sindicato, a categoria fez questão de adesivar seus veículos particulares. Na ocasião, o prefeito destacou que Porto Velho vive um novo momento no setor de transporte público. “Todos sabem que o transporte coletivo do nosso município entrou em colapso com a saída do consórcio SIM, que simplesmente abandonou a cidade e todos os que dependiam dela. Hoje a nossa realidade é encantadora. A população está sendo atendida com ônibus novos, linhas inteligentes com integração e acima de tudo com respeito e comprometimento”, disse.
Hildon Chaves ressaltou, ainda, que o município não podia ficar sem transporte coletivo. “É um direito social garantido pela Constituição Federal. Ao todo, a frota será composta por cerca de 140 ônibus e todos as linhas e trajetos poderão ser visualizados na palma da mão, através do aplicativo de celular Cittamobi, disponível nos sistemas Android e IOS. Após baixar o aplicativo no celular é possível verificar as linhas que passam por um ponto de embarque e o tempo de espera até a chegada do próximo ônibus”, explicou.
Em nome da categoria, o presidente do Sitetuperon, Francinei Oliveira agradeceu o prefeito Hildon Chaves e ressaltou que esse momento de transição estava sendo aguardado há muito tempo, tendo em vista as péssimas condições de trabalho ofertadas pela empresa anterior. “Graças o Dr. Hildon Chaves, hoje os pais de família que vinham sofrendo podem enfim ter um momento de sonho, de futuro”, relatou.
A nova empresa transporte coletivo, que começou a operar em Porto Velho no dia 1 de outubro, contará com linhas de ônibus coletoras, radiais e arteriais.
A Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran) e a empresa JTP Transportes, organizaram a divisão dos trajetos da seguinte forma:
Linhas coletoras
São aquelas que circulam somente dentro dos bairros e iniciam com o número "2". Zona Leste: Ulisses Guimarães, Mariana, Orgulho do Madeira, Jardim Santana, Cristal da Calama, Planalto, União da Vitória, Presidente Roosevelt, Presidente Roosevelt Cemetron, Ulisses Via BR, Bairro Novo. Zona Norte: Nova Esperança e Alphaville. Zona Sul: Novo Horizonte, Cidade do Lobo, Cidade Nova e Cohab. Centro: Circular.
Linhas radiais
São as que interligam os bairros à região central e podem ser identificadas pela numeração que inicia com "3". Zona Leste: Santa Marcelina e Guajará Zona Norte: Vila Dnit e Nacional Zona Sul: Campus Unir e Triângulo.
Linhas arteriais
São aquelas que fazem trajetos expressos, também ligando os bairros às regiões centrais de Porto Velho, porém mais ágeis, segundo a Semtran, utilizando a integração com as linhas coletoras e radiais. Essas iniciam com o número "1". Zona Sul: Expresso Campos Sales, Expresso Norte Sul, Expresso Shopping. Zona Leste: Expresso Cantuária, Expresso CPA, Expresso Caúla, Expresso Guajará e Expresso Hospital de Base Via Shopping.
Texto: Da assessoria