FESTA FOLCLÓRICA: Rosas de Ouro entre lendas e ensaios; o folclore ganha vida no Parque dos Tanques

A agremiação adulta conquistou o título de campeã em 2007 e desde então se mantém entre os destaques do arraial

FESTA FOLCLÓRICA: Rosas de Ouro entre lendas e ensaios; o folclore ganha vida no Parque dos Tanques

Foto: assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.
O Arraial Flor do Maracujá chega a sua 41ª edição e será realizado entre os dias 1º e 10 de agosto, no Parque dos Tanques, em Porto Velho. Promovido pelo governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), o evento reúne as manifestações folclóricas do estado, como quadrilhas e bois-bumbás, reafirmando a força da cultura popular rondoniense.
 
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o Flor do Maracujá é um importante espaço de valorização cultural. “O evento fortalece as manifestações folclóricas do estado, além de impulsionar a economia local”, evidenciou.
 
Uma das atrações é a quadrilha Rosas de Ouro, fundada em 12 de abril de 2003, no Bairro Tucumanzal, após uma conversa informal entre amigos apaixonados pelo folclore. A agremiação conquistou o título de campeã em 2007 e, desde então se mantém entre os destaques do arraial. Para 2025, a quadrilha traz o tema “Rio Madeira, águas da minha vida”, que homenageia o rio que atravessa e influencia a vida dos moradores da Capital e do estado.
 
A presidente da agremiação, Neiva Mariano, destacou o papel social e cultural do grupo. “É exaustivo, claro, porque exige dedicação e compromisso, mas é uma alegria imensa ver esses jovens se envolverem com a cultura popular. A quadrilha é um espaço de acolhimento, disciplina e arte. E também temos nossa agremiação mirim, que enche a gente de orgulho.”
 
TEMÁTICA
 
O criador da temática deste ano, Dell Lima, contou que o desenvolvimento do tema começou ainda no fim de 2024. “Pensamos em algo que dialogasse com as raízes da cidade. O Rio Madeira é símbolo de vida, de resistência e memória. É com esse sentimento que levamos o tema para a arena.”
 
 
A Rosas de Ouro conta, atualmente, com 84 brincantes, 12 membros na diretoria e 20 coordenadores. Os ensaios acontecem de segunda a sexta-feira, às 22h30, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Padre Mário Castagna, localizada na Vila Tupi. 
 
ROSAS DE OURO MIRIM 
 
Fundada em 2015, a agremiação conquistou seu primeiro título em 2017. Atualmente, conta com 28 pares e realiza seus ensaios no mesmo local da sede principal. Para este ano, o tema escolhido é “Congelei”.
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS