Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A escritora, historiadora e professora de História da Prefeitura de Porto Velho, e bibliotecária/documentalista do Ifro Campus Porto Velho/Calama, Cledenice Blackman, está concorrendo ao Prêmio Nacional Erê Dendê na categoria infantojuvenil, com a obra "Do mar do Caribe à beira do Madeira: a travessia de uma família de Barbados para o Brasil.
A votação se estende até o dia 06 de julho deste ano, no site e nas redes sociais do Prêmio Erê Dendê. É permitido apenas um voto por pessoa. Você encontra o livro para votação na página 2 (pelo computador) e página 3 (pelo celular).
O Erê de Dendê é uma iniciativa inédita que valoriza e preserva as tradições dos povos e comunidades de matriz africana e dos terreiros. Com apoio do Ministério da Igualdade Racial e da Universidade Federal do Recôncavo, o prêmio vai reconhecer obras infanto-juvenis em ficção, poesia, não-ficção e quadrinhos, que promovam a cultura e a sabedoria dos terreiros.
A Votação Popular é uma das etapas do prêmio e garante que o público também tenha voz na escolha das obras que representam e fortalecem nossas raízes.
Clique aqui e vote na escritora
A votação pode ser feita também por meio do QRCode
Quem Cledenice Blackman
A Professora de História da Prefeitura Municipal de Porto Velho e Bibliotecária/Documentalista do Campus Porto Velho Calama, Cledenice Blackman, que também é historiadora, produtora cultural, escritora e que e no ano de 2024 desenvolveu o Projeto intitulado: Cine Itinerante “Do mar do Caribe à beira do Madeira: Educação, Arte e Cultura cinematográfica em instituições de Ensino”.
Este projeto já havia sido aprovado e contemplado no Edital de Chamamento Público nº 001/2023/Funcultural para seleção de projetos artísticos culturais que contemplem o desenvolvimento e a produção de obras audiovisuais no município de Porto Velho-RO, no âmbito da Lei Complementar nº 195 - Lei Paulo Gustavo, de 08 e julho de 2022, do Decreto nº 11.453, de 23 de março de 2023, e do Decreto nº 11.525, de 11 de maio de 2023.
O Cine Itinerante também é um projeto de extensão do Campus Porto Velho Calama, onde Cledenice atua como bibliotecária/documentalista institucionalizou por intermédio do Edital nº 3/2024/PVCAL - CGAB/IFRO, de 23 de janeiro de 2024 - Edital de Institucionalização das Ações de Extensão - Fluxo Contínuo. Este projeto acima mencionado teve a produção do produto bibliográfico o livro infanto-juvenil bilíngue (português/inglês) “Do mar do caribe à beira do Madeira: A travessia de uma família de Barbados para o Brasil” - , de autoria da bibliotecária/documentalista, Doutora em Educação do Campus Porto Velho Calama, Cledenice Blackman que atualmente está afastada para estudos de Pós-Doutorado em História da Amazônia pela Universidade Federal de Rondônia – UFPA sob a supervisão do Professor Doutor Décio Marco Antônio de Alencar Guzmán.
Lançamento Bienal do Livro
A escritora Cledenice estará lançando os seus livros na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, no dia 13/06/2025 (Sexta-Feira) Horário: 15h às 17h no Espaço Leia Mais pela Associação das Jornalistas e Escritoras do Brasil – Coordenadoria Rondônia – Escritora Izabel Cristina da Silva que também estará na Bienal juntamente com outras escritoras professoras municipal de Porto Velho como: Nazian Holanda de Souza; Rosângela Arend; Sebastiana da Silva Santana; Sorhaya Chediak
A escritora afirmou se sentir lisonjeada por estar participando de uma premiação dessa magnitude e por levar a literatura rondoniense a todo o Brasil.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!