Formações presenciais e virtuais irão preparar agentes culturais no processo de submissão de propostas culturais voltadas à juventude via Lei Rouanet
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Ministério da Cultura (MinC) e o Serviço Social da Indústria (Sesi) anunciam, nesta segunda-feira (10), o calendário das oficinas para capacitação de agentes culturais das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O objetivo é oferecer habilidades técnicas para a elaboração, inscrição, execução e prestação de contas de projetos culturais no âmbito do Programa Rouanet da Juventude.
Para o secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural (Sefic), Henilton Menezes, as oficinas de capacitação reforçam o compromisso da Pasta no processo de nacionalização dos incentivos culturais. "Com o Rouanet da Juventude, queremos ampliar o alcance do fomento cultural, garantindo que projetos que beneficiem a juventude de regiões historicamente menos atendidas tenham acesso ao incentivo da Lei Rouanet. As oficinas são fundamentais para capacitar os agentes culturais, tornando o processo mais acessível e eficiente. O objetivo é fortalecer a cultura brasileira e reafirmar a força do setor produtivo cultural como vetor de desenvolvimento social e econômico."
Confira o calendário das oficinas:
• 20 a 21/3: Oficina presencial na cidade de Campo Grande (MS);
• 25/3: Capacitação virtual e transmitida no canal oficial no YouTube do MinC;
• 1 a 2/4: Oficina presencial na cidade de Manaus (AM);
• 9/4: Capacitação virtual e transmitida no canal oficial no YouTube do MinC;
• 16 a 17/04: Oficina presencial na cidade de Salvador (BA).
Programa
Com investimento inicial de R$ 6 milhões, o Rouanet da Juventude, fruto de parceria do MinC e Shell Brasil, visa fortalecer e apoiar ações culturais voltadas para jovens das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, além de ampliar o acesso ao fomento da Lei Rouanet em áreas e segmentos historicamente menos atendidos.
O Programa também abrange diferentes linguagens culturais, como artes cênicas, literatura, música, artes visuais, museus, memória e jogos eletrônicos. Além de fomentar a criação artística, a ação promove o desenvolvimento socioeconômico nos territórios contemplados. Para mais informações, acesse a página do edital aqui.
Autor: MinC
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!