DUELO DA FRONTEIRA: Advogado registra marcas e quer pagamento pelo uso delas

O jurídico dos dois bois-bumbás e do Festival já estão adotando medidas legais para resolver a questão

DUELO DA FRONTEIRA: Advogado registra marcas e quer pagamento pelo uso delas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O jurídico do Malhadinho e Flor do Campo já estão tomando providências junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) para cancelar o registro das marcas desses dois bois-bumbás, assim como do Festival Duelo da Fronteira, de Guajará-Mirim, RO, feito de forma indevida por dois advogados de Porto Velho.

 

Semana passada um desses advogados, Moisés Legal dos Santos, esteve na Secretaria de Cultural do Município de Guajará-Mirim para informar que essas marcas pertencem a ele, e se essas entidades quiserem continuar usando-as terão que pagar. O advogado apresentou, inclusive, o documento do registro junto ao INPI.

 

“O Flor do Campo tem 43 anos; o Malhadinho, 39 anos e o Festival Duelo da Fronteira existe há 30 anos. É um absurdo uma pessoa chegar agora dizendo que essas marcas pertencem a ele”, afirmou Rosa Solani, coordenadora geral de trabalho do Boi Flor do Campo.

 

“Nunca imaginamos que iria aparecer um espertinho para registrar a marca de um Festival que tem uma ampla divulgação na mídia e o envolvimento do poder público municipal e estadual na organização da festa”, completou Rosa Solani, conhecida como Sol.

 

Camila Miranda, presidente do Boi Malhadinho, esclareceu que em abril de 2024, a Associação Waraji, detentora do Festival, reconhecida em comum acordo pelas duas Agremiações, “nos comunicou que recebeu a orientação para fazer o registro das marcas, e que durante a pesquisa junto ao INPI localizou a solicitação de registro em nome do Sr. Moisés Legal.

 

Segundo ela, a partir daí foi iniciado os trabalhos jurídicos para a defesa das marcas. “No entanto, enfrentamos dificuldades financeiras e tem nos demandado um grande esforço pessoal de todos para conseguirmos custear financeiramente os processos”, finalizou.
 

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você é a favor da volta da pena de morte?
Porto-velhense – em qual bloco você vai pular o Carnaval?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS