A obra é de autoria do historiador porto-velhense Antônio Cândido da Silva
Foto: arquivo pessoal
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O autor é amante confesso da cidade de Porto Velho, historiador e poeta renomado. De acordo com a temática editora, este é um dos mais arrojados empreendimentos da literatura de Rondônia em homenagem à Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM). Revisada e ilustrada com fotografias, a terceira ediçãofoi lançada no último dia 19 pela Temática Editora e Curso.
Para Antônio Cândido, falar sobre a saga da construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, um dos maiores patrimônios histórico-culturais de Rondônia, é essencial para disseminar informações corretas sobre sua história, especialmente para os estudantes rondonienses.
A nova edição do livro busca ampliar seu alcance e homenagear pessoas, instituições e locais históricos, além de fortalecer a valorização do patrimônio cultural de Rondônia como recurso educativo e turístico.
Ele nasceu em Humaitá, no sul do Amazonas, e vive em Porto Velho, Rondônia, desde 1945. Historiador, romancista, compositor e poeta, publicou obras como Marcas do tempo, Madeira-Mamoré: o vagão dos esquecidos, Enganos da nossa história, Diaruí, Vila Amazônia – os koutakusseis e Na curva que o rio faz.
O historiador já recebeu todos os títulos e comendas concedidos pelo município de Porto Velho, incluindo a Comenda Marechal Rondon, a maior honraria do Estado de Rondônia, no grau de Oficial.
Antônio Cândido é licenciado em Letras e Mestre em História e Estudos Sociais pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). É também membro fundador da União Brasileira de Escritores (UBE/RO) e da Academia de Letras de Rondônia, além de colunista no jornal digital Gente de Opinião.
Ficha técnica
Editoração e publicação do livro – Temática Editora e Cursos Transmissão – Letras Amazônicas: a sua casa de cultura e presentes Participação – Abel Sidney – Temática Editora e Cursos Diagramação e arte-final da capa Rogério Mota Direção Audiovisual – Renato Fernandes Caetano Direção de Imagem – Gleidson Mendes Fotógrafo – Bruno Cruz.
Fonte: Blog da Luciana Oliveira
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!