QUALIFICAÇÃO: Curso de capacitação de profissionais da cultura para apresentação de projetos em editais

A formação é gratuita e as inscrições encontram-se abertas

QUALIFICAÇÃO: Curso de capacitação de profissionais da cultura para apresentação de projetos em editais

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Com o objetivo de qualificar e formar profissionais da cultura para a apresentação de projetos em editais da área, a Escola Solano Trindade de Formação e Qualificação Artística, Técnica e Cultural lança o curso livre Submissão de Propostas Simplificadas. As inscrições podem ser feitas até 21 de fevereiro de 2025, pela Escult.

.

A plataforma on-line, parceria do Ministério da Cultura (MinC) com o Instituto Federal de Goiás (IFG) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), oferece ações formativas e de qualificação para o mundo do trabalho em cultura.

 

“O novo curso é uma continuação da formação iniciada em outubro, Elaboração de Projetos de Propostas Simplificadas, no qual o estudante está aprendendo como elaborar um projeto cultural em todas as suas etapas. Agora, ele saberá mais sobre o processo de submissão de uma proposta simplificada em editais do segmento; os processos inerentes a essa etapa, bem como as plataformas para expô-la. Também receberá orientação sobre a apresentação oral de projetos e a respeito da elaboração de recursos para editais, modelos e possibilidades”, explica o chefe de Divisão de Apoio Técnico da Diretoria de Políticas para Trabalhadores da Cultura (Dtrac) da Secretaria de Economia Criativa e Fomento Cultural (Sefic) do MinC, Odair Firmino.

 

O curso será ministrado na modalidade educação à distância (EaD), com carga horária de 40 horas. As aulas têm previsão de término em 21 de março de 2025. Ao final, será entregue um certificado aos participantes.
A ação formativa propõe uma experiência de aprendizagem que considera os conceitos, a compreensão e a orientação sobre etapas e ações práticas do processo de submissão.

 

Direcionado a editais de fomento, o curso foi criado a partir da necessidade de qualificação e formação das pessoas que atuam no segmento cultural, enfatizando a importância da capacitação desses profissionais.


Conteúdo


O conteúdo está dividido em dois tópicos. O primeiro refere-se à apresentação de propostas, com a discussão sobre a importância da leitura atenta do edital da área da cultura, e aos meios de submissão, incluindo a apresentação das diversas formas encontradas em editais públicos e privados, seja por plataformas on-line ou por meio de documentação impressa.


O outro item trata da apresentação de projetos e da defesa oral. Também promove uma discussão sobre o que são os recursos, como recorrer e elaborar esse tipo de documentação.


Sobre a Escult


A Escult foi desenvolvida pela Diretoria de Políticas para Trabalhadores da Cultura (Dtrac), da Secretaria de Economia Criativa e Fomento Cultural (Sefic), juntamente com o Instituto Federal de Goiás (IFG) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), e integra o Programa de Formação e Qualificação para o Mundo do Trabalho em Cultura. Em acordo com o Plano Nacional de Cultura, a proposta é oferecer cursos livres, de FIC (Formação Inicial e Continuada) e de pós-graduação.
 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS