PALCO GIRATÓRIO: Espetáculo A Cabeça de Tereza na programação desta quinta no espaço Tapiri

No ano de 2035, Tereza Sankofa, conhecida pelo seu trabalho como defensora pública e ativista dos direitos humanos, tornou-se foragida procurada pelo Estado Fundador

PALCO GIRATÓRIO: Espetáculo A Cabeça de Tereza na programação desta quinta no espaço Tapiri

Foto: Olga Lysloff

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O espetáculo teatral A Cabeça de Tereza, de Jam Soares, foi contemplado no edital Funarte Retomada 2023-Teatro e será apresentado durante a programação do Palco Giratório em Porto Velho.
 
 
A temporada de apresentações de A Cabeça de Tereza teve início em agosto de 2024. Em Porto Velho foi encenado na Casa de Cultura Ivan Marrocos, nas escolas estaduais EEEFM Professor Daniel Neri da Silva e I.E.E. Carmela Dutra, no CCDH - Centro Cultural e de Documentação Histórica do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia e no barco Maresia III. Em Vilhena marcou presença no Festival Amazônico de Teatro – FAT.
 
 
Quilombo Beradero
 
 
A trajetória de A Cabeça de Tereza tem momentos marcantes e a apresentação do espetáculo no barco Maresia III, no último dia 10 de novembro, foi muito significativo. Celebrar a ancestralidade e destacar a luta e força da mulher em um local de tantas memórias foi emocionante.
 
 
O evento foi um encontro de afetos entre público e artistas numa reunião que, além da apresentação teatral foi regada a muita música com a Banda Amazônica Negra e Marcela Bonfim e Banda Mawulisa.
 
 
Palco Giratório
 
 
Nesta quinta-feira, 21 de novembro, A Cabeça de Tereza encerra a temporada 2024. O espetáculo faz parte da programação do Palco Giratório em Rondônia, como convidado da Mostra Amazônia e será apresentado no Tapiri a partir das 18h30, com entrada gratuita.
 
 
O Palco Giratório é reconhecido no cenário cultural brasileiro como um importante projeto de difusão e intercâmbio das Artes Cênicas, intensifica a formação de plateias a partir da circulação de espetáculos dos mais variados gêneros desde 1998.
 
 
Sobre o espetáculo
 
 
A atriz Jam Soares, em sua performance, inspira-se, na líder revolucionária Tereza de Benguela e nas mulheres
afroamazônidas. A autora tece uma dramaturgia de quadros cênicos fragmentados em um tempo espiralar, introduz pensamentos decoloniais com foco na Amazônia, explora a ancestralidade e destaca a força de lideranças negras.Indicação etária: a partir de 14 anos. Duração: 40 minutos
 
 
Sinopse
 
 
No ano de 2035, Tereza Sankofa, conhecida pelo seu trabalho como defensora pública e ativista dos direitos humanos, tornou-se foragida procurada pelo Estado Fundador, regime antidemocrático, que estabeleceu três fundamentos que se desobedecidos, por qualquer pessoa, resulta em pena de morte por meio de decapitação. Os três fundamentos são:
 
 
1° Pessoas não brancas não podem exercer funções de poder;
2° É proibido qualquer incentivo de rebeldia contra o Estado Fundador;
3° Lembrar é um ato subversivo.
 
 
Sobre a proponente
 
 
Jam Soares - Atriz e dramaturga do espetáculo, proponente do projeto - Mulher afroamazônida, formada em teatro pela Universidade Federal de Rondônia. Pesquisadora dos Teatros Negros Amazônicos e seus símbolos, com foco na mulher afroamazônida, Integrante do grupo Teatro Ruante desde 2016.
 
 
Idealizadora e Produtora Cultural da Mostra A Cena Negra Amazônica e do Evento Papos do Vale.
 
 
Programa Funarte Retomada
 
 
Trata-se de um programa de fomento, lançado pelo Ministério da Cultura (MinC) e a Fundação Nacional de Artes(Funarte), abrangente em diversos elos da rede produtiva das artes, que contempla suas dimensões criativa, econômica e de ampliação de acesso, para fomentar ações das Artes Visuais, Circo, Dança, Música e Teatro, relacionadas às seguintes atividades: criação ou renovação de obras,formação, pesquisa, reflexão, residência, intercâmbio, preservação de acervos de memória.
 
 
Ficha técnica
 
 
Dramaturgia e Atuação: Jam Soares Direção: Luiz Lerro
Técnico de Som: Gabriel Corvalan Preparador Vocal: Marcos Grutzmacher
Trilha Sonora: Thiago Maziero
Composição musical: Jam Soares, Laíssa Pereira e Thiago Maziero Vozes: Adrieli Lara, Gabriel
Corvalan, IA (inteligência artificial), Jam Soares, Laíssa Pereira, Marcos Grutzmacher e Thiago Maziero
Designer Gráfico: Maycon Moura
Assessora de Imprensa: Eliane Viana
Produção: Adrieli Lara e Laíssa Pereira
Artes presentes no espetáculo: Gaspar Knyppel Iluminação: Edmar Leite
Figurino e Customização: Selma Pavanelli Costureira: Rita Magno
Objetos cênicos: Ismael Barreto
 
 
Serviço:
 
 
Espetáculo Teatral A Cabeça de Tereza, com Jam Soares (RO)
Data: 21/11/2024 (quinta-feira)
Horário: 18h30
Entrada gratuita
Classificação Etária: 14 anos
Local: Tapiri
Endereço: Rua Franklin Tavares, 1353 – Pedrinhas
 
 
Para mais informações siga @acabecadetereza no Instagram (https://bit.ly/46oDcAH).
 
 
Texto: Eliana Viana/ Agenda Porto Velho
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS