A doutora é professora na rede pública de Guajará-Mirim, município de Rondônia
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O título foi adquirido pela professora Alzenir Mendes Martins de Menezes junto ao Centro de Linguística da Universidade de Lieden, na Holanda, com a tese: “Instrumentos musicais nas línguas bantu e a herança no português do Brasil”. O estudo investigou o vocabulário dos instrumentos musicais nas línguas africanas bantu e sua relação com o português falado no Brasil.
“Foram quase nove anos de idas e vindas à europa, pesquisando em Lieden, na Holanda, e no Museu Real da África Central – MRAV, em Turveren, na Bélgica”, afirma a professora. O trabalho foi bancado com recursos próprios após seu projeto ter sido indeferido pela Caps (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação). “A Capes bancou meu mestrado, já o doutorado foi indeferido”, disse.
O livro está disponível a quem interessar
Ela agradeceu especialmente ao Campus de Guajará-Mirim da Universidade Federal de Rondônia (Unir) por ter abertos as portas do doutorado na Europa.
Rede Municipal de Ensino
Natural de Nova Mamoré, município vizinho de Guajará-Mirim, Alzenir Mendes é graduada em pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia – Unir, Campus de Guajará-Mirim, e mestre em Ciências da Linguagem pelo mesmo campus.
Ela é contratada desde 2000 pela Rede Municipal de Ensino do município de Guajará-Mirim. Agora, após o reconhecimento do diploma pela Universidade de Brasília (UnB), ela diz que pretendo ir em busca de novas oportunidades.
Como adquirir a obra
A Dra. Alzenir Mendes Martins de Menezes recomenda sua obra aos amantes da Linguística Comparativa e aos pesquisadores que se interessam pela busca dos Bantuísmos brasileiros, com acesso neste link.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!