Pelo segundo ano a instituição de ensino é responsável pela produção do evento em Rondônia
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A partir do dia 26 de novembro, a 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos acontece no Auditório do Ministério Público do Trabalho de Rondônia, em Porto Velho, com realização do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, e produção nacional da Universidade Federal Fluminense (UFF). A produção local é do Departamento de Comunicação (Dacom) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).
O tema deste ano é "Viver com Dignidade é Direito Humano", ressaltando a importância da dignidade humana para assegurar a qualidade de vida e liberdade para todas as pessoas.
A Mostra homenageia nesta edição a montadora Cristina Amaral, um nome fundamental do cinema brasileiro. Ao longo de sua carreira, Cristina colaborou com grandes diretores e produziu filmes que destacam questões sociais e humanas. Premiada em festivais de cinema como os de Brasília e Gramado, Cristina é uma referência tanto para profissionais do audiovisual quanto para as novas gerações de cineastas.
Sua atuação em documentários como “Quilombo Rio dos Macacos” e “Teatro Experimental do Negro” evidencia seu compromisso com os direitos humanos e com a lutacontra as desigualdades. Cristina segue sendo um nome essencial no cinema brasileiro, transformando realidades com sua sensibilidade e experiência.
Programação
Foto filme-1A programação da Mostra é composta por 8 sessões com curtas e longas metragens sobre a homenageada, uma sessão infantil, e filmes selecionados através de chamada pública com produções de todas as regiões do país. Todas as sessões serão seguidas de debate.
“A 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos é uma oportunidade para a comunidade porto-velhense assistir filmes, documentários e ficções, que, na diversidade dos seus temas e na pluralidade de sua produção, nos possibilitem debater e conhecer narrativas audiovisuais que ofereçam diversos caminhos para pensar a relação entre Cinema e Direitos Humanos no Brasil”, explica o professor Juliano Araújo, do Dacom/PPGCOM, responsável pela produção local do evento.
Todas as exibições são gratuitas e acessíveis ao público, incluindo legenda descritiva e janelas de LIBRAS, reforçando o compromisso da Mostra com a inclusão. As obras selecionadas refletem questões atuais e essenciais, abordando temas como igualdade, justiça social e o respeito à diversidade. O evento é realizado em todas as capitais e no Distrito Federal.
Em Porto Velho, a Mostra conta com os seguintes apoiadores: Comitê Gestor Interinstitucional da Política de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade; Defensoria Pública do Estado de Rondônia; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia; Ministério Público do Trabalho de Rondônia; Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas; Prefeitura de Porto Velho; Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça; Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis; Sesc Rondônia; Tribunal de Justiça de Rondônia; Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia; e Ultralab – Diagnóstico e Saúde.
Para saber mais, acesse a programação completa em https://mostracinemaedireitoshumanos.mdh.gov.br/cidades/porto-velho/ e a rede social do evento no Instagram @mcdh.oficial
Serviço
14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos
Datas: 26 a 29 de novembro de 2024 | Entrada gratuita
Local: Auditório do Ministério Público do Trabalho, Avenida Presidente Dutra, nº 4055, Bairro Olaria, Porto Velho
Programação: https://mostracinemaedireitoshumanos.mdh.gov.br/cidades/porto-velho/
Sessões com legenda descritiva e janela de LIBRAS
Perfil oficial no Instagram: @mcdh.oficial
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!