Apresentação ocorrerá no dia 24 de novembro, com entrada gratuita
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Com um repertório direcionado à música erudita e popular, a Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho realizará o concerto Universos Musicais no dia 24 de novembro, às 19h, no Teatro Palácio das Artes. O evento disponibilizará 1 mil ingressos gratuitos, que serão distribuídos na bilheteria do Teatro uma hora antes do início do concerto.
A apresentação terá dois momentos: no primeiro, o público terá a oportunidade de assistir à obra de Mozart com o solo da pianista rondoniense Patrícia Yamazaki, de 15 anos. A obra, que foi composta em 1785, contribui para o desenvolvimento do estudo musical até os dias atuais.
“É um diálogo entre piano e orquestra. Durante a apresentação, haverá partes em que eu tocarei sozinha e, em outros momentos, a orquestra toca sem mim. Esse momento é importante para nós trazermos para Rondônia a música erudita, porque não vemos isso aqui, ainda mais feito por pessoas jovens”, ressaltou Patrícia, que já conquistou diversos prêmios, como o primeiro lugar no Concurso Pianístico Albenga, na Itália, e o segundo lugar no Concurso Nacional de Piano Luiz Henrique Senise, no Rio de Janeiro.
No segundo momento do concerto, haverá a apresentação de músicas populares brasileiras. Sucessos como História de uma Gata, de Chico Buarque, compõem o repertório. A jornada entre o erudito e o popular, tema do evento, busca aproximar o público da música instrumental em Porto Velho e valorizar a tradição orquestral.
Mesmo com a gratuidade para assistir à apresentação, quem puder, terá a oportunidade de colaborar com a campanha de Natal da Villa-Lobos, com a doação de 1kg de alimento não perecível.
A orquestra
Sob a condução do maestro Marcelo Yamazaki, o espetáculo contará com a participação de 50 músicos. Há 10 anos, a orquestra tem o braço social do Instituto Villa-Lobos, um projeto filantrópico que já atendeu mais de 250 jovens e adultos de Porto Velho com bolsas de estudo para o ensino de instrumentos musicais.
Ao longo dos anos, a Villa-Lobos tem contribuído para a manutenção da cultura musical e para a transformação de vidas na capital de Rondônia. Para a pianista Patrícia Yamazaki, o concerto será uma oportunidade para evidenciar talentos da música instrumental local e proporcionar à população a experiência da música erudita e popular.
“Nosso objetivo é tocar na alma do público, despertar as emoções e possibilitar que o público sinta o poder que a música orquestral tem. Queremos que o nosso público se emocione, se encante e se conecte através dos variados sons que a orquestra faz”, disse Patrícia Yamazaki”.
Autor: assessoria da Villa-Lobos
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!