A atividade acontecerá entre os meses de novembro de 2024 e fevereiro de 2025
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A formação visa capacitar lideranças locais e agentes culturais para atuarem de forma autônoma, promovendo a cultura de suas regiões e mobilizando recursos para fortalecer a identidade cultural de Rondônia. Está sendo oferecidas 50 vagas.
A Política Nacional de Cultura Viva, implementada pelo Governo Federal, é uma importante ferramenta para o fortalecimento da cultura brasileira. Ela visa fomentar as expressões culturais locais, promover a inclusão social, ampliar o acesso à cultura e apoiar a autonomia dos movimentos culturais.
A oficina proporcionará uma visão detalhada sobre os princípios, diretrizes e mecanismos de fomento dessa política, além de discutir os direitos culturais e o impacto transformador da cultura na sociedade.
A oficina acontecerá entre os meses de novembro de 2024 e fevereiro de 2025, com turmas presenciais em Vilhena e na Comunidade Quilombola de Santa Cruz, em Pimenteiras do Oeste (RO).
Além das turmas presenciais, haverá uma modalidade virtual destinada a participantes de outras localidades.
ACEDMA
A atividade é promovida pelo Pontão de Cultura Raízes Amazônicas coordenado pela ACEMDA, de Vilhena, Rondônia.
De acordo com Andréia Machado, presidente da ACEMDA, ao final da formação, os participantes devem ter uma compreensão clara sobre a Política Nacional de Cultura Viva para que possam aplicar nas suas comunidades, tornando-a um motor de inclusão social e valorização cultural.
MinC
O projeto do Pontão de Cultura foi contemplado no Edital de Seleção Pública do Ministério da Cultura (MinC) - Nº 9, de 31 de agosto de 2023, como parte da política de base comunitária Reconstruindo o Brasil.
Com informaões da ACEDMA
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!