INSTITUTO VILLA-LOBOS: Instituição atende crianças da comunidade com bolsas de estudos

O Villa-Lobos busca parcerias para continuar com esse trabalho

INSTITUTO VILLA-LOBOS: Instituição atende crianças da comunidade com bolsas de estudos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Por meio da educação musical, o Instituto Cultural Villa-Lobos de Porto Velho já atendeu mais de 250 alunos com bolsas de estudo. Criado em 2014, o projeto busca facilitar o acesso ao ensino da música instrumental para a comunidade, promovendo benefícios cognitivos, emocionais e sociais.

 

As irmãs Gabriely Costa e Beatriz Costa estudam no instituto há pouco mais de um ano. Filhas de um saxofonista, cresceram em um ambiente musical. Antes de ingressar no Instituto Villa-Lobos, Gabriely conta que ela e a irmã se distraíam facilmente e enfrentavam dificuldades com bloqueios criativos. Além disso, ambas tinham dificuldades de coordenação motora. Com o início das aulas, as irmãs notaram uma grande melhoria.

 

“As limitações que tínhamos foram superadas. Nos tornamos pessoas mais criativas, com boa coordenação motora, raciocínio ágil e excelente concentração”, afirma Gabriely.

 

Além de se aperfeiçoarem musicalmente, as irmãs observam que o aprendizado no Instituto refletiu também na vida escolar e familiar.

 

“A música nos ajudou muito na escola, pois exige disciplina, foco e concentração, o que contribui diretamente para os nossos estudos. Na vida familiar, acredito que a música nos aproximou e nos conectou de uma forma surpreendente”, comenta.

 

A música desempenha um papel fundamental no desenvolvimento integral do ser humano, influenciando habilidades cognitivas, emocionais e sociais. Segundo o educador musical Eduardo Gomes, a musicalidade é uma habilidade inata ao ser humano: todos nascem com a capacidade de desenvolver uma linguagem musical desde a infância, e, com a prática, os estudantes conseguem alcançar padrões elevados de aprendizagem.

 

Crianças que têm acesso à educação musical tendem a apresentar melhores resultados em disciplinas acadêmicas, como matemática e leitura. Isso ocorre porque a prática musical envolve habilidades como ouvir, memorizar e compreender padrões, competências que são transferíveis para outras áreas do conhecimento.

 

“Estudar música ativa diversas estruturas cerebrais ao mesmo tempo. Conseguimos ampliar nossas capacidades de aprendizagem com o conteúdo didático e nos tornamos pessoas mais flexíveis, menos rígidas. Entender os conceitos musicais muda a dinâmica de nossas vidas”, afirma o educador musical.

 

Ao estimular habilidades cognitivas, o Instituto Cultural Villa-Lobos visa formar indivíduos mais completos e promover o desenvolvimento emocional e social das crianças envolvidas no projeto. Investir na educação musical, portanto, é investir no futuro das crianças e na construção de uma sociedade mais rica culturalmente e mais coesa socialmente.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Quem você escolheria para substituir Jair Bolsonaro em 2026?
Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS