Espetáculo 'Maculelê: Reconstruindo o Quilombo' será apresentado em Rondônia e Mato Grosso

Com 12 apresentações gratuitas, oficinas de dança e rodas de conversa inclusivas, o projeto celebra e promove a valorização da cultura afro-brasileira em Rondônia e Mato Grosso.

Espetáculo 'Maculelê: Reconstruindo o Quilombo' será apresentado em Rondônia e Mato Grosso

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A riqueza da cultura afro-brasileira será celebrada nos municípios de Vilhena (RO) e Comodoro (MT) com o espetáculo de dança “Maculelê: Reconstruindo o Quilombo”, promovido pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA), de Vilhena. A iniciativa, que inclui 12 apresentações gratuitas, oficinas de dança e rodas de conversa inclusivas, foi contemplada no edital Bolsa Funarte de Dança Klauss Vianna do Funarte Rede das Artes 2023 – Programa de Difusão Nacional promovido pela Fundação Nacional de Artes – (Funarte).

 

O projeto, que ocorrerá entre novembro e dezembro de 2024, busca difundir as danças afro-brasileiras em suas formas tradicionais, incluindo o maculelê, o jongo e a capoeira. Com energia vibrante e acompanhamento musical contagiante, as apresentações valorizam a herança cultural afro-brasileira e trazem uma fusão com influências indígenas, promovendo a diversidade e o respeito cultural.

 

Segundo a presidente da ACEMDA, Andréia Machado, o espetáculo reúne um elenco de 10 dançarinos que interpretam a força e a beleza das tradições afro-brasileiras. “Cada apresentação é um convite para explorar e celebrar a profundidade das nossas raízes culturais”, afirma Andréia, destacando que o projeto é uma maneira de homenagear e preservar as tradições culturais da região e do Brasil.

 

Além das apresentações, o projeto “Maculelê: Reconstruindo o Quilombo” oferecerá quatro oficinas de dança afro-brasileira, destinadas a 200 alunos no total e com a certificação para os participantes. As oficinas buscam não apenas ensinar as técnicas e expressões da dança, mas também aprofundar o entendimento e o respeito pela cultura afro-brasileira, especialmente entre jovens e crianças. Para tornar o projeto acessível a um público mais amplo, serão realizadas 12 rodas de conversa com interpretação em Libras, onde os participantes poderão refletir sobre temas abordados no espetáculo, como identidade, tradição e combate ao racismo.

 

Andréia Machado destaca a importância social do projeto: “Esse espetáculo é uma ferramenta de transformação e inclusão. Agradecemos à Funarte por viabilizar esse trabalho e por fortalecer nossa luta contra o preconceito. Celebrar a cultura afro-brasileira é um compromisso com um futuro mais inclusivo e respeitoso”.

 

A ACEMDA espera impactar ao menos 1.200 pessoas com as atividades e apresentações, promovendo a valorização das raízes afro-brasileiras e indígenas e incentivando uma visão mais inclusiva da diversidade cultural. O projeto do espetáculo Maculelê: Reconstruindo o Quilombo foi fomentado pela Bolsa Funarte de Dança Klauss Vianna 2023.

 

O espetáculo de dança representa, assim, um marco para a associação e para o público, um convite para celebrar, aprender e compartilhar as tradições culturais que enriquecem o patrimônio brasileiro. O projeto de circulação do espetáculo é mais do que uma apresentação artística: é um movimento pela valorização cultural e social, reforçando a importância de preservar e promover as tradições afro-brasileiras e indígenas em Rondônia e Mato Grosso.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Como você avalia a gestão de Júnior Lopes, titular da Sejucel?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS