Iniciativa busca evidenciar os talentos das cidades gaúchas atingidas pelas enchentes
Foto: Nativa News
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Projeto de apoio ao setor cultural do Rio Grande do Sul realizado pelo Sesc, o “Circula Sesc – Artistas Gaúchos pelo Brasil” vai iniciar sua programação neste mês de outubro. Até dezembro, o circuito percorrerá mais de 30 cidades em 18 estados e Distrito Federal. As atividades chegam a Rondônia no dia 06 de novembro, contando com apresentações e oficina.
“A programação do ‘Circula Sesc – Artistas Gaúchos pelo Brasil’ foi montada através de uma convocação pública voltada, exclusivamente, para artistas de municípios que decretaram calamidade pública em razão das enchentes que assolaram o nosso estado este ano”, explica a gerente de Cultura do Sesc/RS, Luciana Stello. Cada projeto contemplado irá realizar três apresentações, com cachê e todos os custos de hospedagem, alimentação e transporte mantidos pelo Sesc.
O projeto é uma inciativa do Sesc no Rio Grande do Sul, em parceria com o Departamento Nacional da Instituição e o apoio dos Departamentos Regionais de diversos estados. Em Porto Velho, as apresentações acontecem no Complexo Madeira-Mamoré e conta com artes cênicas e música. A oficina ‘Caderno de Poemas’ com o artista Pedro Cassel, acontecerá no espaço A Baladeira.
Confira a programação:
Lua – Encontrando Mares – Rita Spier
06/11 – Espaço alternativo – 17h
07/11 – Feira da liberdade – 08h Rua Rafael Vaz e Silva esquina com a rua Senador Álvaro Maia
08/11 – 17h – Complexo Madeira-Mamoré
A peça retrata a palhaça Magnólia em seus preparativos para um encontro muito especial. A história aborda a forma como lidamos com as decepções e frustrações, visto pela ótica atrapalhada da palhaça.
Nossa Alma – Sovaco de Cobra Trio
06/11 – às 19h – Centro de arte e cultura escolar municipal Jorge Andrade
07/11 -18h às 19h mercado Cultural
08/11 – 19h – Complexo Madeira Mamoré
Show de Choro instrumental mostrando a produção pelotense do gênero. Permeado por comentários e histórias sobre a peculiar e tradicional cena de Choro em uma cidade do extremo sul do país, que graças a personagens icônicos construiu um reduto de apreciação, culto e criação com características estéticas muito específicas. Compositores como Paulinho Martins, Toinha, Eduardo Varella e o lendário cavaquinista Avendano Jr, têm suas composições relidas com a assinatura personalíssima do trio. Em formato acústico, perfeito para ambientes intimistas que valorizem o contato presencial e as texturas da formação flauta/violão/pandeiro, o Sovaco de Cobra Trio convida para uma imersão na linguagem sulista do Choro, com seus compositores, histórias, lendas e cenários.
07 e 08 de novembro: Caderno de Poemas – Oficina com Pedro Cassel
Local: A baladeira – Rua Marechal Deodoro, 2809. Olaria – Horário: 14h às 17h. Link de inscrição: https://forms.gle/Tv8ZoXN3QWEA4JWi8
Carga horária: 06h
Essa oficina é para quem quer cultivar o hábito de escrever poemas, seja você iniciante ou alguém que deseja retomar a prática. Aqui, a criação é um exercício contínuo, inspirado por qualquer coisa: enciclopédias, listas, histórias que se ouviu por aí. Vale roubar ideias, reciclar versos e até confessar bobagens – o importante é encher as páginas do caderno.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!