RONDÔNIA EM IMAGENS: Livro que resgata o período da colonização do estado será lançado nesta sexta-feira

A obra, do fotógrafo Kim-Ir-Sem Pires Leal, conta com o patrocínio da Energisa. O lançamento será na Ivan Marrocos

RONDÔNIA EM IMAGENS:  Livro que resgata o período da colonização do estado será lançado nesta sexta-feira

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Três anos atrás, o repórter fotográfico goiano Kim-Ir-Sem Pires Leal se inquietava diante de suas milhares de imagens de Rondônia, antes de lançar a si próprio o desafio de publicar um livro que retratasse o período colonizatório, entre o final da década de 1970 e o início dos anos 1980. Até que, em 2023, o Grupo Energisa aprovou o projeto de “Rondônia em Imagens”, contemplando-o pela Lei Rouanet. E assim o sonho dele se realizaria.

 

Nesta sexta-feira, dia 1º de novembro, às 19h, o livro com mais de duzentas fotos em cores e preto e branco será lançado em ato programado pela Energisa para a Casa da Cultura Ivan Marrocos, no Centro de Porto Velho.


“Eu temia a perda do acervo (cromos) pela ação do tempo, e tudo o que aconteceu foi surpreendente; trabalhei esse tempo todo na recuperação e seleção de imagens e neste final de ano muito me alegro, finalmente, pela divulgação do livro”, diz o autor.
“Com o projeto elaborado pela documentarista e diretora de cinema Raíssa Dourado e texto do jornalista Montezuma Cruz, o livro ficou pronto e será distribuído a toda rede escolar da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), bibliotecas, prefeituras, e logo estará também em um site na internet” – compromete-se Kim.

 

 

Segundo ele, o livro atende a adultos e às novas gerações no que diz respeito ao seu conteúdo antropológico social. “Uma parte das fotos traz de volta aos olhos de quem viu e mostra às novas gerações a migração desenfreada de paranaenses, paulistas, gaúchos, mineiros e capixabas, rumo ao Território Federal de Rondônia, logo depois, estado, todos em busca de um lote de terras”, assinala.


“Plantado” em frente ao Centro de Triagem de Migrantes (Cetremi) em Vilhena, a 705 quilômetros da Capital, o repórter Kim percebeu dores, emoções e alegrias dos que chegavam. Dali do sul ele percorreu outras regiões.

 

 

Noivos na porta do cartório de Pimenta Bueno, esperando a vez para se casarem; indígenas cuidando de filhos ou preparando comida em suas antigas aldeias; a poeira e a lama em Jaru e Ouro Preto do Oeste; ranchos pobres em Colorado do Oeste; rodoviária, pontos de carroceiros e pontos de ônibus pioneiros em Ariquemes, Cacoal e Rolim de Moura; comerciantes e colonos reunidos para boa conversa; bairros periféricos em Porto Velho – isso e algo mais fazem parte dessa rica publicação.

 

“Ao patrocinar o livro, o Grupo Energisa proporcionou verdadeiro resgate da história deste estado, e precisávamos disso; louvamos a sua feliz iniciativa de aprovar o projeto e viabilizá-lo neste ano importante para nós, profissionais, e para a vida do estado”, manifesta-se a produtora Raíssa Dourado.

 

 

“A vovó agricultora e o menino debaixo da lona do caminhão em Vilhena, a mãe e as filhas buscando água em Espigão do Oeste retratam pessoas recebidas de braços abertos por Rondônia, que alcançaria em 1985 o seu primeiro milhão de habitantes; são fotos emblemáticas” – analisa o jornalista Montezuma Cruz.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Como você acha que será a gestão de Léo Moraes com uma Câmara de Vereadores de ‘oposição’?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Sociedade Fogas LTDA

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS