Os filmes foram produzidos pelo Coletivo Madeirista, de Porto Velho
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Dois documentários curta-metragens do Coletivo Madeirista sobre o povo Karitiana fazem sucesso no Brasil e no exterior. O curta metragem "Karitiana:Origem e Existência" é a narrativa livre da história de vida e origem da aldeia Byyjyty Ot'soop'waky, uma comunidade que surge da migração das famílias da aldeia Central, com o objetivo de retomar seu território ancestral e viver das suas antigas práticas de vida.
A história é contada por duas lideranças da aldeia: o Cacique Pajé Cizino Karitiana e o Vice Cacique e Agente de Saúde Meireles Karitiana.
O filme estreou internacionalmente no mês de abril, na cidade de Ócrida na Macedônia, o Monthly Future Of Film Awards, levando seu primeiro troféu de Melhor Curta-Doc, recebeu Menção Honrosa no Festival Short Shot Fest, na cidade de Moscou/Russia, selecionado para o Festival Lift-Off Filmmaker Sessions, na cidade de Iver/Inglaterra e selecionado para a VII Mostra SESC de Cinema 2024 - Panorama Rondônia que ocorrerá em dezembro. O curta recebeu patrocínio do BASA e do Governo Federal.
Assista o trailer de Karitiana:Origem e Existência: https://youtu.be/458S4ODzfk8
Somos Terra
O documentário "Somos Terra" estreia oficialmente em Rondônia dia 29/11 no auditório do MPT, e simultaneamente em diversas cidades do país, incluído na programação da 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos cujo tema “Viver com dignidade é direito humano”, intenta no dizer da curadoria "reforçar o conceito de dignidade do ser humano e sua importância para garantir qualidade de vida e liberdade a todos cidadãos."
A narrativa do curta-metragem “Somos Terra” fala da importância da terra, pois é dela que originam as histórias, e de onde vem a macaxeira, o peixe, o jenipapo, as penas, a água, e é para ela que vão cada um dos karitianas que morrem. Assim, a vida de cada um vem da mesma terra que viveram e morreram os ancestrais, por isto a terra é sagrada, e é nela que origina a vida mítica tão concreta como cada broto de paxiúba. E como sublima um dos protagonistas do documentário: "A terra é nossa paz, é triste o branco vender a nossa paz”.
Assista o trailer de Somos Terra:https://youtu.be/ofsKm7pUIv8
Saiba mais sobre os Selecionados na 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos:
https://mostracinemaedireitoshumanos.mdh.gov.br/resultado-da-chamada-publica-de-filmes/
Lista dos Selecionados na VII Mostra SESC de Cinema:
https://cdnsesc.azureedge.net/assets/2024/09/Lista-Selecionados-VII-Mostra-Sesc-de-Cinema-Divulgacao.pdf
Inscreva-se no canal do MIIS-RO e saiba mais sobre a História de Rondônia e seus Povos Originários:
https://www.youtube.com/channel/UC-EOdEXvpkM4D3Wy7efJgRg
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!