ACLAMAÇÃO: Wankabuki vence prêmio de aclamação popular em festival de cinema

Produção se destacou entre 1.701 filmes inscritos de todo o Brasil

ACLAMAÇÃO: Wankabuki vence prêmio de aclamação popular em festival de cinema

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O curta-metragem vilhenense “A Margem da História: Mães, Avós e Nós”, dirigido por Valdete Sousa e produzido pelo grupo Teatro Wankabuki, conquistou o prêmio de melhor produção na categoria Júri Popular no 2° Festival de Cinema de Rondônia (CineRO). A produção se destacou entre 1.701 filmes inscritos de todo o Brasil, sendo exibida tanto virtualmente quanto presencialmente no Espaço Tapiri, em Porto Velho.
 
O filme faz um resgate cultural, retratando a vida das lavadeiras que, às margens do rio Pires de Sá, desempenharam um papel fundamental na formação de Vilhena e Rondônia. Valdete Sousa, diretora da produção, explicou que o curta busca trazer à tona a invisibilidade dessas mulheres, que muitas vezes foram deixadas de lado nos registros históricos. “Para os homens tomarem à frente nas fotos da história, muitas mulheres foram ocultadas na lama dos rios de Vilhena, lavando suas fardas, uniformes e camisas sociais”, destacou.
 
 
O curta foi o grande vencedor da categoria popular, recebendo 115 dos 861 votos totais, o que representou mais de 13% dos votos. A exibição do filme aconteceu na Mostra T(D)elas, em 1° de setembro, onde também foi realizada uma oficina de "Introdução à Produção Cultural", ministrada por Valdete, capacitando novos produtores locais.
 
O festival, viabilizado pela Lei Rouanet, contou com o apoio da Energisa, Instituto Energisa e outras instituições, promovendo a democratização do audiovisual em Rondônia.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possacomentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

O TCE-RO rejeitou o novo contrato de limpeza urbana da capital; a Câmara aprovou mesmo assim. Qual sua opinião sobre isso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

INSTITUTO PAH POW

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS