INOVAÇÃO: Oficina capacita educadores a usar o cinema como ferramenta na educação

A iniciativa teve como tema central "Cinema e Imaginário Infantil: a mediação entre o visível e o invisível"

INOVAÇÃO: Oficina capacita educadores a usar o cinema como ferramenta na educação

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Neste mês de setembro a Escola Balão Mágico, em Rolim de Moura, foi palco de um evento inovador: a "Oficina de Formação Inicial sobre Cinema", promovida pelo projeto Cineclube Gaia Amiga – Livre Acesso à Sétima Arte. A iniciativa, voltada para educadores, teve como tema central "Cinema e Imaginário Infantil: a mediação entre o visível e o invisível", com o objetivo de capacitar os professores a usarem o cinema como ferramenta educativa.
 
 
A oficina foi um grande sucesso, proporcionando aos docentes da escola novos conhecimentos e habilidades sobre o uso do cinema como recurso pedagógico, ampliando a imaginação e o desenvolvimento cognitivo das crianças. A proposta central da formação foi explorar como a sétima arte pode enriquecer o processo de ensino e aprendizagem, tornando-o mais dinâmico, criativo e envolvente.
 
 
A ação faz parte das atividades do Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA), e contou com a parceria do Ponto de Cultura E.E.R.G.A – Espaço Ecológico e Recreativo Gaia Amiga. O apoio institucional do Pontão de Cultura foi fundamental para viabilizar a oficina, destacando seu compromisso com a valorização da cultura regional e a utilização da arte cinematográfica como instrumento de transformação social.
 
 
Contemplado pelo Edital de Seleção Pública MinC - Nº 9, dentro da política comunitária "Reconstruindo o Brasil", o Pontão de Cultura de Rondônia reafirma a importância de promover a diversidade cultural e fortalecer as raízes regionais. Com a oficina, educadores agora podem aplicar o cinema como um recurso inovador em sala de aula, criando ambientes que favorecem o aprendizado e a inclusão social.
 
 
Esse encontro faz parte de uma contrapartida do projeto Cineclube Gaia Amiga, selecionado pela Lei Paulo Gustavo no município de Rolim de Moura, e tem como objetivo ampliar o impacto cultural e educativo na comunidade local. Além disso, a oficina reforça o compromisso do projeto em garantir o acesso à cultura e à arte, promovendo a reflexão e o aprendizado por meio da sétima arte.
 
 
A ação foi elogiada por educadores e gestores locais, que reconheceram o valor de utilizar o cinema como uma poderosa ferramenta pedagógica para desenvolver o imaginário infantil e estimular o pensamento crítico desde cedo.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Você acredita que o prefeito Hildon Chaves vai conseguir inaugurar a rodoviária dia 20?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS