CINE RO: Veja programação deste sábado, penúltimo dia do Festival de Cinema

Uma animação infantil e um documentário que aborda a violência doméstica estão na agenda deste sábado. A entrada é gratuita. Veja os locais de exibição

CINE RO: Veja programação deste sábado, penúltimo dia do Festival de Cinema

Foto: Wesley Barros

Teatro Guaporè: Com classificação etária de 12 anos, serão exibidos sete flmes curta-metragem neste sábado, 31, às 19h30. São eles: Diafragma, direção de Robson Cavalcante; Onisciente, direção de Daniel Peixoto, Matheus Funari; Lótus, direção de Sara Pinheiro, Larissa Moreira; A trilha sonora de um bairro , direção de Betinho Celanex, Danilo Custódio; Aurora – A Rua que queria ser um rio, direção de Radhi Meron; Águas que me tocam, direção de Juraci Júnior; e The Sprayer, direção de Farnoosh Abedi.

 
 
Cine Veneza Placa Mãe (Livre)
 
 
E com classficação livre, o Cine Veneza abre as portas às 16 horas para exibção do filme longa-metragem de animação  inafantil "Placa-Mãe", com direção de Igor Bastos.
 
 
A animação mineira tem como foco a celebração da família não convencional. De forma leve e divertida, o filme aborda temáticas presentes no Brasil atual, ao mesmo tempo que contempla o futuro. Nadi é uma androide com cidadania que ganha o direito de adotar duas crianças, David e Lina.
 
 
 
 
Porém, Asafe, um político e digital influencer sensacionalista, cria diversas polêmicas sobre o caso com o intuito de gerar popularidade para sua candidatura a presidente do Senado. Em meio a tudo, um mal-entendido leva David a fugir e viver aventuras – consequentemente, Nadi deve decidir entre manter a sua cidadania ou avisar a fuga
às autoridades.
 
 
Cine Veneza Documentário
 
 
Já às 19 horas, o público poderá assistir "Ato Final", direção de Roberta Fernandes. A classificação etária é 16 anos.
 
 
As personagens principais deste documentário estão ausentes. Mortas. No esforço de dar vida às suas histórias, a diretora desafia três atrizes a viverem, no palco, as sensações e dúvidas de mulheres que vivem intimamente o risco de morte. Passo a passo, o processo artístico revela uma realidade que as abordagens convencionais do tema não alcançam, até se depararem com a última performance, Ato Final.
 
 
Enquanto isso, o filme segue um grupo de vítimas de violência doméstica e de sobreviventes de tentativas de feminicídio. Em uma comunidade na periferia, elas trabalham para auxiliar outras mulheres e lutar por proteção e liberdade.
 
 
 
 
Em ambos os casos, a sociedade se revela como um juiz que culpa as vítimas e faz com que se calem. Mas este é um filme sobre ouvi-las. É sobre gritar junto com elas. Suas histórias apontam na mesma direção: o feminicídio é a última violência que sofrem, não a primeira.
 
 
Em quase todos os casos, elas enfrentam repetidas agressões e humilhações domésticas até a trágica consequência. Então, que papel você desempenha neste filme: vítima, agressor ou testemunha?
 
 
Ingressos
 

Os bilhetes são liberados antes de iniciar a sessão em cada local de exibição.

 

De 25/08 a 05/09: Mostras virtuais

 

Neste período o espectador tem acesso as mostras virtuais sendo necessário inscrever-se no site https://festcinero.com/. Serão disponibilizados 120 filmes durante esse período.  

 

Além da mostra principal serão realizadas mostras paralelas nos seguintes locais

 

01/09- Domingo: Mostra Energisa na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

 

01/09 - Domingo: Mostra T(D)ELAS no Tapiri

 

01/09 - Domingo: Mostra Pan-Africanismo no Esconderijo

 

08/09 - Sexta-feira: Mostra Cine Plural no Esconderijo

 

Curadoria

 

A curadoria do evento selecionou 130 obras para exibição nas mostras competitivas e paralelas. As obras estão divididas em clipes musicais, curtas-metragens e longas-metragens. A coordenação do evento é do cineasta Édier William.

 

ASSESSORIA/ FESTIVAL: ELIANA VIANA

 

Fontes/filmes: Estado de Minas e Academia Brasileira de Cinema

Direito ao esquecimento
Você acha que a Expovel ainda é um grande evento?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS