NO CEARÁ: Documentario e espetáculo musical de RO integram Mostra Nacional de Culturas

Cinema e música são as duas linguagens artísticas de Rondônia que integram a edição especial que comemora os 25 anos da Mostra Sesc Cariri de Culturas, que acontece até o dia 25 de agosto no cariri cearense. O espetáculo percussivo “Sons de Beira” e o documentário “Águas Que Me Tocam” são os representantes de Rondônia na Mostra promovida pelo Sesc/CE.

NO CEARÁ: Documentario e espetáculo musical de RO integram Mostra Nacional de Culturas

Foto: Leandro Marques

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Cinema e música são as duas linguagens artísticas de Rondônia que integram a edição especial que comemora os 25 anos da Mostra Sesc Cariri de Culturas, que acontece até o dia 25 de agosto no cariri cearense. Com a participação de artistas de todo o Brasil, o tradicional evento, que começou como uma mostra de teatro, em 1999, pelas ruas do Crato, abraça hoje diversas expressões artísticas e culturais, ecoando por todo o Cariri e Centro-Sul (Iguatu, Icó, Orós e Umari).

 

Artes cênicas, artes visuais, audiovisual, literatura, música, tradição, gastronomia e moda compõem o caráter múltiplo e rico desse que se tornou um dos maiores encontros culturais do País.

 

Águas que me Tocam

 

 

No dia 24 de agosto, às 18h, o público de Juazeiro do Norte poderá assistir ao documentário “Águas Que Me Tocam”, seguido de bate-papo com o diretor Juraci Júnior. Por meio da oralidade de povos originários, de moradores de comunidades tradicionais e de centros urbanos amazônicos, o documentário aborda as múltiplas relações entre humanos, seres encantados e as águas dos rios. Ritos de fé, cosmogonia indígena e a relação com o sustento permeiam as histórias que se cruzam na obra. O curta-metragem foi gravado nas zonas urbanas das cidades de Manaus (AM) e Porto Velho (RO), além da comunidade tradicional que vive na Reserva Extrativista do Lago do Cuniã, em Rondônia.

 

Sons da Beira

 

 

Já no dia 25, às 19h, o espetáculo “Sons de Beira” será apresentado na cidade de Iguatu. O projeto parte de uma pesquisa sonora em ambientes naturais, com ou sem a intervenção humana, com a possibilidade de construir um trabalho artístico que represente as sonoridades particulares da região da Amazônia. Em Sons de Beira, os timbres, os ritmos e os sons do cotidiano amazônico estão presentes por meio de elementos e objetos diversos, como ouriço de castanha, sementes, pedaços de madeira, água e vara de pescar, que resgatam memórias auditivas de beiras de rios, com seus mitos, lendas, causos e afazeres. Em cena os artistas Bira Lourenço e Catatau Batera, com produção de Jussara Assmann.

 


Ficha Técnica Águas Que Me Tocam:

 

Direção e roteiro: Juraci Júnior / Produção: Val Barbosa / Produção Executiva: Juraci Júnior e Val Barbosa / Direção de Fotografia: Leandro Marques / Edição e finalização: Rone Mota, Igor Tchilian e Michele Saraiva / Trilha original: Mauro Araújo.

 

Ficha técnica Sons de Beira

 

Concepção e Direção Musical: Bira Lourenço / Pesquisa Sonora: Bira Lourenço, Catatau Batera e Jussara Assmann /Músicos: Bira Lourenço e Catatau Batera / Produção, Direção Geral, Textos, Figurino e Cenário: Jussara Assmann.

 

Fonte: Casa do Rio Soluções Culturais
 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS