NA IVAN MARROCOS: Mostra de humor e lançamento do livro 'Território dourado', de Montezuma Cruz

De 22 a 31 de agosto, o Café da Tarde (com bolo) será um bom momento para as pessoas conhecerem as novidades das artes regionais.

NA IVAN MARROCOS: Mostra de humor e lançamento do livro 'Território dourado', de Montezuma Cruz

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Uma riqueza em desenhos e surpreendentes recordações dos garimpos de ouro e cassiterita em Rondônia estão na programação deste final de mês na Casa da Cultura Ivan Marrocos.

 

De 22 a 31 de agosto, o Café da Tarde (com bolo) será um bom momento para as pessoas conhecerem as novidades das artes regionais.

 

A programação está recheada de bons eventos, informa a administradora Clarice Benvinda Lopez Pereira.

 

Segundo ela informou, na tarde de quinta-feira, 22, a Galeria Afonso Ligório abre suas portas para os artistas e cartunistas Edson Andrade, Franciney Vasconcelos, Mr. Alex, Kelly Cristine e Zoghbi. Eles promovem a 1ª Mostra de Desenhos e Humor de 2024, apresentando 50 obras em tamanho natural e com ampliações.

 

Os artistas desse grupo utilizam acrílico sobre tela, guache e nanquim em seus trabalhos.

 

O Zohgbi  (à esquerda) e outros artistas locais abrem na 5ª feira a 1ª Mostra de Desenho e Humor de 2024, na Galeria Afonso Ligório .

 

“Faremos caricaturas ao vivo, em preto e branco”, anunciou Zoghbi, notável por seus personagens, entre os quais o ratinho Ka1.

 

O humor em cartuns (charges) está presente nas páginas dos jornais porto-velhenses, especialmente nos extintos “Alto Madeira” e “Estadão do Norte.”

 

“Território dourado”

 

Na noite de sexta-feira, 23, a partir das 19h, o jornalista Montezuma Cruz lançará seu livro “Território dourado”, contendo relatos a respeito dos garimpos de ouro do Rio Madeira, Jaru e Colorado do Oeste entre o final dos anos 1970 e a metade da década de 1980.

 

 

“Procurei escrever um livro-reportagem não muito sisudo, porém, desnudando uma realidade que trata com amor esses apaixonados profissionais e os comerciantes que lhes forneciam meios para trabalhar nos grotões e nas águas do imenso rio”, comenta Montezuma.

 

O autor expõe a ascensão e queda da zona boêmia de Porto Velho; a ganância de grupos bilionários que aqui chegaram; e o contrabando do metal, até pelo antigo Aeroporto Belmonte. Também aborda o analfabetismo, doenças venéreas, drogas, mortalidade materna e cinema no garimpo.

 


 

 

Autor texto:Montezuma Cruz

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS