A mostra é reconhecida como o mais importante evento sul-americano para a produção audiovisual ligada às temáticas socioambientais.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Interior da Terra cujo roteiro e direção tem a assinatura da cineasta Bianca Dacosta, do Rio de Janeiro, conta com a co-produção em Rondônia da @el_doradofilmes, da cineasta porto-velhense Raissa Dourado. A obra está sendo exibido na Mostra Ecofalante de Cinema, em São Paulo, que iniciou na quinta-feira,01, e se estende até o dia 14 deste mês. Raissa assina também a direção de fotografia junto com Bianca Dacosta.
O curta foi exibido na Mostra nesta segunda,05/08, e será reexibido na sexta-feira,09.
O filme, segundo Bianca Dacosta, foi produzido com recursos da Le Fresnoy – Studio National des Arts Contemporains (Escola de arte em Lili, na França), uma das mais importantes daquele país e conta com a participação da ativista indígena Márcia Mura (@muramarcia).
Márcia Mura atua no filme
“A inclusão do curta-metragem na Mostra reafirma a importância do cinema rondoniense no cenário nacional e internacional, colocando-o em um espaço reflexivo sobre as questões existenciais entre o meio ambiente e a sociedade”, declarou Raissa Dourado.
Sinopse
Como uma investigação desde o céu até as profundezas da floresta, Interior da Terra é uma viagem que conduz, através dos extratos até o interior do solo, revelando camadas de história enterradas e apagadas. O filme demonstra questões políticas profundas através de um relato histórico e atual da destruição da floresta amazônica e do seu povo de origem, contado através da história do povo Mura.
O catálogo da mostra é composto por 122 filmes, representando 24 países. A entrada é gratuita. A cerimônia de abertura, para convidados, acontece nesta quarta-feira,31.
Novidade
Este ano, a programação tem como grande novidade a criação de uma mostra competitiva intitulada Competição Territórios e Memória, dedicada exclusivamente a produções brasileiras.
O evento, assim, abre maior espaço para o significativo crescimento verificado na realização no país de obras audiovisuais de caráter socioambiental. Permite ainda a discussão de questões referentes aos diferentes territórios do Brasil – sejam eles geográficos ou simbólicos – e de sua memória.
Estão programadas ainda outras dez seções: Panorama Internacional Contemporâneo, Panorama Histórico, Especial Emergência Climática, Especial ISA 30 anos: Por um Brasil Socioambiental, Competição Latino-americana, Concurso Curta Ecofalante, Sessões Especiais, Sessão Infantil e o Programa Ecofalante Universidades.
Datas de exibição do filme Interior da Terra
05/08/2024 | 17:00 | Reserva Cultural, Sala 3
09/08/2024 | 15:00 | CCSP - Sala Lima Barreto
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!