RAÍZES VIVAS: Oficina de fotografia será ministrada em comunidade quilombola

A oficina beneficiará 100 alunos, idosos e jovens, com aulas práticas e teóricas, fortalecendo a identidade quilombola através da arte fotográfica.

RAÍZES VIVAS: Oficina de fotografia será ministrada em comunidade quilombola

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Entre os meses de julho e agosto, a comunidade quilombola de Santa Cruz, localizada em Pimenteiras do Oeste (RO), será palco da oficina de fotografia "Raízes Vivas: Retratos da Cultura Quilombola na Amazônia". A atividade será coordenada pela produtora cultural e fotógrafa Milca Kuipers e beneficiará 100 alunos, incluindo idosos e jovens, promovendo a troca de conhecimento intergeracional e valorizando a cultura quilombola na Amazônia.

 

O projeto "Raízes Vivas" é fruto do reconhecimento de Milca Kuipers no Edital de Premiação Cultura Viva Sérgio Mamberti, promovido pelo Ministério da Cultura (MinC), através da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC). A iniciativa foi contemplada com o Prêmio Diversidade Cultural na categoria Agente Cultura Viva de Pessoa Idosa.

 

"Realizar a oficina de fotografia 'Raízes Vivas: Retratos da Cultura Quilombola na Amazônia' na comunidade quilombola de Santa Cruz é de extrema importância para mim. Este projeto não só promove a troca de conhecimentos entre diferentes gerações, como também fortalece a identidade cultural quilombola, permitindo que os participantes expressem suas histórias e vivências através da arte da fotografia. Acredito que, ao oferecer essas ferramentas criativas, estamos empoderando a comunidade e proporcionando um espaço de valorização e reconhecimento de suas raízes culturais. É uma honra poder contribuir para a preservação e difusão dessa rica herança cultural ", disse Milca Kuipers. Ela destacou que a oficina foi premiada pelo Edital de Seleção Pública MinC - Nº 8, de 31 de agosto de 2023, Edital de Premiação Cultura Viva - Sérgio Mamberti.

 

A oficina contará com diversas atividades, incluindo rodas de conversa, aulas práticas e teóricas de fotografia, além de uma exposição fotográfica. Todos os alunos participantes receberão certificados de participação, reconhecendo seu envolvimento e aprendizado.


Esta iniciativa representa um importante passo para a inclusão cultural e o desenvolvimento de habilidades criativas dos jovens e idosos da comunidade quilombola de Santa Cruz, proporcionando-lhes novas oportunidades e um espaço para a expressão artística.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Ano Novo?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS