REGIÃO NORTE: Veja as iniciativas selecionadas na 8ª edição do Edital Mulheres em Movimento

A ação é realizada em parceria com a ONU Mulheres

REGIÃO NORTE: Veja as iniciativas selecionadas na 8ª edição do Edital Mulheres em Movimento

Foto: ada_aj ( vecteezy)

Das quase 2 mil iniciativas de mulheres cis, trans e outras transidentidades inscritas no edital Mulheres em Movimento, do ELAS+ Doar para Transforma, 62 irão receber até R$ 50 mil de apoio flexível para o fortalecimento institucional e de suas capacidades de responder rapidamente aos contextos e crises. A ação é realizada em parceria com a ONU Mulheres.

 

Região Norte

 

As iniciativas selecionadas estão em todo o território nacional, sendo 11 na região Norte, 26 no Nordeste, 3 no Centro-Oeste, 16 no Sudeste e 6 no Sul. São grupos que atuam pela igualdade e justiça de gênero, direitos LBTIs, contra o racismo, em defesa da causa indígena e proteção à floresta e aos povos originários.

 

Início das atividades

 

As atividades propostas no Edital iniciam em agosto com uma reunião virtual de boas-vindas e apresentação do programa. Os grupos serão acompanhados pelo ELAS+, com encontros virtuais e presenciais, como o Diálogo Mulheres em Movimento, que reúne os grupos financiados para que tenham a oportunidade de construir conjuntamente, entre os diversos segmentos, análises de conjuntura, estratégias coletivas e alianças que impulsionam o seu desenvolvimento. A ação está prevista para maio de 2025.

 

Para indicar os grupos, foram levadas em consideração a relevância estratégica de cada um para as comunidades, em sua área de atuação e no universo do movimento social. Todas as organizações selecionadas serão contactadas por e-mail ou telefone, e terão seus nomes divulgados no site do edital.


Esta é a oitava edição do projeto, que chega ao montante de R$ 3 milhões para distribuir entre grupos, com ou sem registro formal (CNPJ), que atuam na defesa de questões como luta antirracista, direitos LBTIs, direito à moradia e à saúde, direito à cidade, moda justa e sustentável, direitos trabalhistas, justiça climática e ambiental e a defesa da democracia.


Apoios

 

O projeto tem apoio de Channel Foundation, Equality Fund, Fondation Chanel, Levi Strauss Foundation e Wellspring Philanthropic Fund. "O Edital Mulheres em Movimento 2024 - por Democracia, Justiça de Gênero e Climática, mais uma vez, coloca em prática o que o ELAS+ acredita. As mulheres, em toda sua diversidade, conhecem suas realidades, seus territórios, seus desafios, e têm para isso soluções sociais e ambientais. O que elas precisam é de apoio para colocar em prática ou continuar fazendo o que já fazem”, diz Savana Brito, diretora executiva do ELAS+.


Fundo

 


O ELAS+ é o primeiro fundo filantrópico feminista e antirracista que atua em prol da justiça social do Brasil. Vai completar 25 anos em 2025, tendo apoiado mais de 1,2 mil grupos e organizações. Lançado em 2017, o Mulheres em Movimento é o maior programa da fundo e trabalha com recursos direcionados a iniciativas e soluções sociais desenvolvidas e lideradas por mulheres.


Sobre o ELAS+ O ELAS+ Doar para Transformar foi o primeiro fundo a investir exclusivamente na promoção do protagonismo das mulheres, pessoas trans, não binárias, e que reconhece toda a multiplicidade e singularidade desse universo. A organização é um fundo de justiça social e ambiental, feminista e antirracista, que há quase 24 anos investe no fortalecimento de organizações e grupos liderados por mulheres cis, trans e outras transidentidades.

 

Apoia organizações que movem e sustentam a economia e as relações sociais nas suas localidades, promovem impacto social positivo em comunidades, cidades, estados, apoiando a transformação coletiva da sociedade. Mobiliza recursos no Brasil e no exterior, com empresas, governos, fundações, organismos internacionais e pessoas físicas para aplicá-los no fortalecimento de organizações, com ou sem CNPJ. A atuação se dá no ecossistema de filantropia para justiça social e tem o tamanho do Brasil, já que apoia organizações nas cinco regiões do país.

 

LISTA DOS SELECIONADOS

 

Fonte: Agência Lema

 

Foto: ada_aj ( vecteezy)
 

Direito ao esquecimento
Como você avalia a gestão do prefeito Armando em Seringueiras?
Qual pré-candidato à Prefeitura de Ouro Preto do Oeste tem sua preferência?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS