ACERVO: Bibliotecas Unir da capital e do interior são abertas à comunidade

 ACERVO: Bibliotecas Unir da capital e do interior são abertas à comunidade

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O acervo bibliográfico dos oito campi está disponível para a comunidade universitária e também para comunidade em geral A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) possui ao todo oito bibliotecas públicas localizadas na capital e nos campi do interior do estado. Em cada uma delas é disponibilizado o serviço gratuito de empréstimo de livros para a comunidade acadêmica (alunos, técnicos e docentes), e há também a possibilidade de consulta local para usuários externos.

 

São elas as bibliotecas dos campi de Ariquemes, Cacoal, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Porto Velho, Presidente Médici, Rolim de Moura e Vilhena.

 

Conforme explica a diretora da Biblioteca Central (BC) da UNIR, Eliane Gemaque, todas as bibliotecas são abertas à comunidade em geral para consulta local ao acervo impresso e uso do espaço físico, incluindo os espaços digitais, que, em Porto Velho, possui 27 computadores com acesso à internet. O acervo bibliográfico impresso é constituído por obras de referência, obras gerais, materiais especiais e periódicos. Conta com um total de 48.596 títulos e 111.747 exemplares de livros.

 

Desse total, 36.003 títulos e 80.915 exemplares impressos estão na Biblioteca do Campus de Porto Velho. O acervo impresso pode ser consultado diretamente nas Bibliotecas ou pela internet, no catálogo online no Sigaa.

 

Já o acervo digital (consulte aqui) conta com Repositório Institucional, que reúne todo o conhecimento produzido por pesquisadores na UNIR em seus trabalhos de conclusão de curso: artigos, monografias, dissertações e teses; Coleções online de e-books das plataformas Minha Biblioteca, Biblioteca Virtual Pearson, Ebsco e Springer, Periódicos UNIR e Periódicos Capes. Todas as Bibliotecas Setoriais são climatizadas e possuem livre acesso à internet. Os horários de atendimento variam de acordo com cada campi, com funcionamento entre 8h e 21h.

 

Veja abaixo mais detalhes e os horários de cada unidade.

 

Ariquemes

 

A Biblioteca Prof. Gerson Flôres, localizada no Campus UNIR de Ariquemes, reúne aproximadamente 9.000 exemplares distribuídos em livros, periódicos impressos, obras de referência e materiais especiais de diferentes assuntos. Sua estrutura dispõe de auditório, sala de espaço digital, salas de estudo em grupo e salão de estudos. O espaço é aberto ao público em geral para pesquisas locais, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h30.

 

A biblioteca possui instalações que permitem a realização de pesquisas científicas e a promoção de atividades culturais que auxiliam na formação da comunidade acadêmica e ainda atende a sociedade ariquemense. Dentre os principais serviços oferecidos estão visitas guiadas, acesso à internet, acesso à e-books, acesso ao Repositório Institucional da UNIR, elaboração de fichas catalográficas, levantamento bibliográfico, reserva de auditório e participação na gestão do Repositório Institucional. Acesse aqui o site da Biblioteca Prof. Gerson Flôres Nascimento.


Cacoal

 

Localizada no Campus UNIR de Cacoal, a Biblioteca Dhiego Albares Passamani dispõe de seção geral, onde estão localizados os itens do acervo bibliográfico, seção de pesquisa, com computadores e acesso à internet, e salas de estudo. Seu horário de funcionamento é das 9h às 21h, de segunda a sexta-feira. A comunidade acadêmica do Campus pode ter acesso integral aos itens do acervo e serviços oferecidos pela biblioteca, enquanto a comunidade externa pode utilizar os serviços de guarda-volumes para consultar o acervo da biblioteca no local. Além do acervo físico no Campus, a unidade também possui acervo e serviços digitais, com e-books, catálogo online, periódicos online, repositório institucional, ficha catalográfica e um mecanismo online para referências que auxilia os acadêmicos em pesquisas.

 

Guajará-Mirim

 

A Biblioteca Setorial do Campus UNIR de Guajará-Mirim reúne um vasto acervo bibliográfico com uma organização que segue a Classificação Decimal Universal (CDU): Organização do Conhecimento, Filosofia, Psicologia, Religião, Ciências Sociais, Ciências Naturais, Engenharia, Ciências Agrárias, Arte, Linguística, Geografia e História. Destacando-se, como prioridade, o atendimento aos cursos de Pedagogia, Letras, Administração e Gestão Ambiental. O espaço conta com auditório, seção de acervo bibliográfico e guarda-volumes. A biblioteca é aberta a toda comunidade para pesquisas locais das 8h às 12h e das 14h às 19h, de segunda a sexta-feira. Acesse aqui o site da Biblioteca Setorial do Campus Jorge Vassilakis.

 

Ji-Paraná

 

A Biblioteca Setorial do Campus UNIR de Ji-Paraná possui um amplo espaço que conta com sala da Gerência de Atendimento, sala de processo técnico, sala para estudo individual, três salas para estudo em grupo, sala para o Serviço de Orientação ao Usuário da Informação, com sete computadores com acesso à internet, e área do acervo com capacidade para acomodar 100 pessoas. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h.

 

Dentre os serviços oferecidos há empréstimo e devolução de materiais do acervo, renovação de empréstimos, reserva de exemplares, visita orientada oferecida aos egressos, comutação bibliográfica, elaboração de catalogação na publicação, além de fichas catalográficas para trabalhos de docentes, discentes e técnicos administrativos. Para fazer a solicitação o usuário deve acessar o site da biblioteca e a área para solicitação da ficha. Aos usuários da comunidade externa, que não têm vínculo com a UNIR, é oferecida a consulta local dos materiais. Acesse aqui o site da Biblioteca Setorial do Campus de Ji-Paraná.


Porto Velho

 

A Biblioteca Central Prof. Roberto Duarte Pires, localizada no Campus José Ribeiro Filho, em Porto Velho, é um amplo espaço que reúne serviços voltados para a comunidade acadêmica e externa. O espaço é aberto à comunidade em geral, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, ininterruptamente, e dispõe de serviços como circulação e referência; guarda-volumes; espaço de acessibilidade, auditório, Editora da UNIR (Edufro); espaço web/vídeoconferência; espaço digital de pesquisa; acervo bibliográfico; espaço de estudo individual e em grupo; e espaço leitura deleite.

 

Com uma estrutura que acomoda mais de 400 pessoas, a biblioteca também dispõe de recursos tecnológicos digitais, tais como microcomputadores para pesquisa e estudo com acesso à rede wi-fi em toda sua dimensão, além de oferecer acesso remoto ao Portal de Periódicos Capes, Periódicos UNIR, Ebooks das Plataformas Minha Biblioteca, Pearson, Ebsco e Springer, Repositório Institucional e Catálogo do Acervo. Para a comunidade acadêmica e externa, a Biblioteca é aberta para consulta ao acervo impresso e uso do espaço físico, incluindo espaço digital, com livre acesso à internet, ambiente climatizado e guarda-volumes. Acesse aqui o site da Biblioteca Prof. Roberto Duarte Pires.

 

Presidente Médici

 

A Biblioteca Setorial Eng. de Pesca Mário Lima, do Campus UNIR de Presidente Médici, possui periódicos, folhetos, tese, base de dados nacionais e internacionais on-line e mais de mil livros, com estimativa de expansão. Sua organização segue a Classificação Decimal Universal (CDU): Organização do Conhecimento, Filosofia, Psicologia, Religião, Ciências Sociais, Ciências Naturais, Engenharia, Ciências Agrárias, Arte, Linguística, Geografia e História. Destacando-se, como prioridade, o atendimento aos cursos de agrárias ofertados no Campus: Engenharia de Pesca e Zootecnia, que são cursos presenciais e integrais. O espaço é aberto a toda comunidade para pesquisas locais das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Acesse aqui o site da Biblioteca Eng. de Pesca Mário Lima.


Rolim de Moura

 

Localizada no Campus de Rolim de Moura, a Biblioteca Setorial Fernando Pessoa disponibiliza acesso a consultas e empréstimos das coleções impressas e on-line, como e-books, Periódicos Capes e Repositório Institucional. Com um espaço climatizado e com rede wi-fi, também dispõe de um espaço digital de pesquisa, guarda-volumes, salas de estudo individuais e em grupo. A biblioteca possui uma seção especial denominada “Rondônia Escreve”, que reúne livros lançados por rondonienses ou que tratam de assuntos relacionados ao estado de Rondônia. Com o intuito de valorizar as produções locais, a biblioteca estimula autores a enviarem exemplares de cada título publicado, oferecendo ainda o transporte dos livros. Os serviços da biblioteca são abertos ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, ininterruptamente. Acesse aqui o site da Biblioteca Setorial Fernando Pessoa.

 

Vilhena

 

A Biblioteca Setorial Paulo Freire, do Campus UNIR de Vilhena, oferece uma infraestrutura com espaços acessíveis para usufruto dos usuários que possibilitam tanto a realização de pesquisas científicas quanto a realização de eventos e atividades culturais. Os serviços oferecidos pela biblioteca visam contribuir para o desenvolvimento dos programas de ensino, pesquisa e extensão, que atendem à comunidade acadêmica do Campus e público externo. Seu acervo é formado por obras de referência, obras gerais e periódicos. Está organizado e sinalizado por áreas e subáreas, e o catálogo pode ser acessado de forma online no Sistema Sigaa/UNIR.

 

O espaço físico dispõe de um salão principal com dez mesas de estudos e pesquisa local; espaço digital de pesquisa com microcomputadores com acesso a rede wi-fi; duas salas de estudo em grupo; uma sala de multimídias; sala de processamento técnico; sala da gerência de atendimento ao público; balcão de atendimento e guarda-volumes. Aos usuários que desejarem conhecer a Biblioteca Setorial Paulo Freire e seus serviços, são o
 

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Contribuinte rondoniense: você acha justo pagar R$ 90 mil para deputados visitarem feiras de armas nos EUA?
Você acha que o Carnaval da capital deve ser cancelado por causa do aumento da Covid?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS