O Festival acontece de 01 a 04 de agosto de 2024, com apresentações de forma gratuita em ruas, praças, escolas e espaços alternativos de Vilhena
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
As apresentações serão realizadas em ruas, praças, escolas e espaços alternativos de Vilhena. A atividade, organizado pelo Teatro Wankabuki, não possui caráter competitivo. Serão espetáculos, performances, monólogos, breve cenas, oficinas, seminário e exposição artística.
Os grupos teatrais selecionados receberão ajuda de custo pela apresentação dos espetáculos.
A realização do Festival acontece por meio da Lei 5615, de 22 de outubro de 2021 que institui o FAT em Vilhena, através de Fundação Cultural de Vilhena, e com o patrocínio do BASA - Banco da Amazônia esses apoios propiciam o desenvolvimento cultural, a democratização do acesso à arte e a intensificação das ações de produção, formação de plateia e dos artistas.
Grupo Wankabuki
O Wankabuki realiza atividades em arte e cultura em Rondônia há 20 anos, apresentações de espetáculos, oficinas, etc. Desde 2010, oferta ações formativas para a comunidade, em escolas municipais e estaduais, oficinas e apresentações para alunos e professores, atendendo mais de 1000 pessoas na região: contemplando escolas municipais, professores e pessoas da comunidade interessadas em arte.
Até o momento, a maioria das ações foram realizadas de forma voluntária ou com captação de recursos via editais, visto não haver aporte financeiro do município ou estado. Somente em 2014, o Wankabuki trabalhou na escola Alvares de Azevedo pelo projeto Mais Cultura nas escolas, custeado pelo Governo Federal, via edital em parceria entre o MINC/MEC.
O grupo representa o município de Vilhena e Rondônia em festivais, fóruns, seminários, eventos nas redes sociais e páginas online. Realiza o Festival Amazônico de Teatro, desde 2015, que leva arte para as ruas, aproximando-a do público, em feiras, praças, escolas, com a participação de grupos de diversos estados da Amazônia legal.
Com informações do Grupo Wankabuki
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!