NA FRANÇA: Músicas de artistas rondoniense serão exibidas em programa de rádio nesta terça

Nesta primeira edição serão exibidas as músicas de Bado, Beradelia, Quilomboclada, Coveiros, Minhas Raízes, Caboco Rei e Nei Mura irão apresentar os temas amazônicos e ribeirinhos.

NA FRANÇA: Músicas de artistas rondoniense serão exibidas em programa de rádio nesta terça

Foto: Divulgação

O programa Aquarelle du Brésil, produzido pela Rádio Galere, de Marselha, na França, apresentará uma série especial sobre a música rondoniense, dividida em duas edições, com 15 músicas cada uma.

 

A primeira edição será nesta terça-feira,25, às 11h (Horário de Rondônia) e 17h de Marselha.

 

 Esse programa é voltado para a difusão da música brasileira na França e é apresentado toda terça-feira. No dia 2 de julho, outras 15 músicas do estado completam este especial sobre Rondônia.


Nesta primeira edição serão exibidas as músicas de Bado, Beradelia, Quilomboclada, Coveiros, Minhas Raízes, Caboco Rei e Nei Mura irão apresentar os temas amazônicos e ribeirinhos.

 

Já Gabriê, Marfiza e Yás trazem as vozes femininas na MPB. A rapper Negra Mary e Marcela Bonfim mostrarão a luta antirracista através da música.


Ainda no rap, serão exibidas as rimas de Mano André, Essência Anônima, Jhuka Andrade e Carlos Mossoró. Esse último é o idealizador dos programas sobre música rondoniense na Rádio Galere.

 

A rádio Galere pode ser ouvida ao vivo no endereço https://radiogalere.org/

 

Segunda edição

 

No programa do dia 02 de julho, o poeta Ernesto Melo traz o samba autenticamente rondoniense. Enquanto isso, jovens que fazem uma mistura de ritmos também exibirão as suas músicas, como são os casos de João Belfort, Carla Letícia e Ultimato.

 

O reggae será representado pelo Leão do Norte. Haverá rap de crítica social, através das rimas de Pugga ZS, Lobo, Sandra Braids e Txepo.

 

Nomes conhecidos do rock em Rondônia também terão as suas músicas executadas: Distopia, Nitro e Malcriados. Haverá ainda espaço para o repente, através das rimas do poeta João Matias.

 

Idealizador

 

A ideia de exibir um especial da música rondoniense surgiu do professor da Unir, Carlos Guerra Júnior, que palestrou na Universidade Aix-Marseille, localizada na França, no mês de maio deste ano.

 

O líder do programa e o professor se conheceram no evento "Jornada Científica em Língua Portuguesa", realizada na cidade de Aix, onde o docente palestrou. O professor também é rapper (Nome artístico Carlos Mossoró) e terá sua música "Conhecimento" exibida no programa. A canção é uma parceria com a rapper Jhuka Andrade e aborda os saberes transmitidos através da música rap.

 

O programa

 

Aquarelle du Brésil é um programa liderado por Jean-Louis Dumas, um francês que já morou no Brasil e encontrou na Rádio Galere o espaço para difundir a música brasileira. Isso porque a Rádio Galere tem como perfil valorizar as identidades imigrantes em Marselha, uma cidade no Sul da França que possui pessoas de diversas nacionalidades.

 

A língua portuguesa, por exemplo, é a terceira língua mais falada como primeira língua dos moradores de Marselha, devido à intensa migração de brasileiros, portugueses e africanos de países falantes da língua portuguesa. No programa, há uma mistura de idiomas, entre o português e o francês.

 

Todas as edições do programa Aquarelle du Brésil ficam arquivadas na "Pequena Enciclopédia Áudio da Música Brasileira", criada por Jean-Louis Dumas e que pode ser acessada através do link: https://archive.org/details/aquarelledubresil
 

Direito ao esquecimento
Qual pré-candidato à Prefeitura de Machadinho do Oeste tem sua preferência?
Como você avalia a gestão do prefeito Jurandir de Oliveira em Santa Luzia do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS