NA FRANÇA: Músicas de artistas rondoniense serão exibidas em programa de rádio nesta terça

Nesta primeira edição serão exibidas as músicas de Bado, Beradelia, Quilomboclada, Coveiros, Minhas Raízes, Caboco Rei e Nei Mura irão apresentar os temas amazônicos e ribeirinhos.

NA FRANÇA: Músicas de artistas rondoniense serão exibidas em programa de rádio nesta terça

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O programa Aquarelle du Brésil, produzido pela Rádio Galere, de Marselha, na França, apresentará uma série especial sobre a música rondoniense, dividida em duas edições, com 15 músicas cada uma.

 

A primeira edição será nesta terça-feira,25, às 11h (Horário de Rondônia) e 17h de Marselha.

 

 Esse programa é voltado para a difusão da música brasileira na França e é apresentado toda terça-feira. No dia 2 de julho, outras 15 músicas do estado completam este especial sobre Rondônia.


Nesta primeira edição serão exibidas as músicas de Bado, Beradelia, Quilomboclada, Coveiros, Minhas Raízes, Caboco Rei e Nei Mura irão apresentar os temas amazônicos e ribeirinhos.

 

Já Gabriê, Marfiza e Yás trazem as vozes femininas na MPB. A rapper Negra Mary e Marcela Bonfim mostrarão a luta antirracista através da música.


Ainda no rap, serão exibidas as rimas de Mano André, Essência Anônima, Jhuka Andrade e Carlos Mossoró. Esse último é o idealizador dos programas sobre música rondoniense na Rádio Galere.

 

A rádio Galere pode ser ouvida ao vivo no endereço https://radiogalere.org/

 

Segunda edição

 

No programa do dia 02 de julho, o poeta Ernesto Melo traz o samba autenticamente rondoniense. Enquanto isso, jovens que fazem uma mistura de ritmos também exibirão as suas músicas, como são os casos de João Belfort, Carla Letícia e Ultimato.

 

O reggae será representado pelo Leão do Norte. Haverá rap de crítica social, através das rimas de Pugga ZS, Lobo, Sandra Braids e Txepo.

 

Nomes conhecidos do rock em Rondônia também terão as suas músicas executadas: Distopia, Nitro e Malcriados. Haverá ainda espaço para o repente, através das rimas do poeta João Matias.

 

Idealizador

 

A ideia de exibir um especial da música rondoniense surgiu do professor da Unir, Carlos Guerra Júnior, que palestrou na Universidade Aix-Marseille, localizada na França, no mês de maio deste ano.

 

O líder do programa e o professor se conheceram no evento "Jornada Científica em Língua Portuguesa", realizada na cidade de Aix, onde o docente palestrou. O professor também é rapper (Nome artístico Carlos Mossoró) e terá sua música "Conhecimento" exibida no programa. A canção é uma parceria com a rapper Jhuka Andrade e aborda os saberes transmitidos através da música rap.

 

O programa

 

Aquarelle du Brésil é um programa liderado por Jean-Louis Dumas, um francês que já morou no Brasil e encontrou na Rádio Galere o espaço para difundir a música brasileira. Isso porque a Rádio Galere tem como perfil valorizar as identidades imigrantes em Marselha, uma cidade no Sul da França que possui pessoas de diversas nacionalidades.

 

A língua portuguesa, por exemplo, é a terceira língua mais falada como primeira língua dos moradores de Marselha, devido à intensa migração de brasileiros, portugueses e africanos de países falantes da língua portuguesa. No programa, há uma mistura de idiomas, entre o português e o francês.

 

Todas as edições do programa Aquarelle du Brésil ficam arquivadas na "Pequena Enciclopédia Áudio da Música Brasileira", criada por Jean-Louis Dumas e que pode ser acessada através do link: https://archive.org/details/aquarelledubresil
 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS