NO MATO GROSSO: Emoção toma conta do público durante lançamento de filme produzido dirigido por rondoniense

O filme é uma realização da Cia de Reis Boa Semente, com produção da Casa do Rio Filmes. Além de diretor, Juraci Junior é roteirista.

NO MATO GROSSO: Emoção toma conta do público durante lançamento de filme produzido dirigido por rondoniense

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Noite de sábado, praça central da cidade lotada. De frente ao telão montado e nas cadeiras enfileiradas, dezenas de olhares atentos e, olhando de perto, muitos deles também marejados. Foi esse o cenário da 1ª Mostra Semente do Cinema, que marcou o lançamento do documentário “Folia de Reis: Fé, Devoção e Tradição”, na praça central da cidade de Dom Aquino no último dia 15.

 

Membro de uma das tantas famílias envolvidas na realização da Folia de Reis na cidade, Luciano Borda relatou a emoção de ver essa história retratada na tela. “Estou muito emocionado, chorei muito. Estou muito feliz em nome da minha família, do seu Geraldo Nunes da Silva, a família Machado, a família Ribeiro, a família Nascimento, a família Borba”.

 

Luciano conta que a família sempre acompanhou a Folia e foi daí que também veio a sua devoção. “Eu tenho a graça alcançada pela promessa que minha madrinha fez na Folia, na bandeira, girou, graças a Deus eu estou bem, eu só tenho a agradecer até hoje a Santo Reis em nome do meu pai”, conta ele, relembrando a memória do pai e a fé, passando de geração em geração.

 

“Hoje eu tive um milagre aqui, porque eu tive uma pessoa distante e hoje ela me abraçou, me beijou”. O relato emocionado é de dona Maria Aparecida Vaz Tolasco, que ali da platéia, viu o retrato fiel da história da folia ser contada. “A devoção e a fé são assim. Foram colocadas com transparência, verdadeiramente, porque todos nós que somos devotos alcançamos nossas graças e conseguimos hoje, nesse documentário, ver o que aconteceu durante todo esse período que nós carregamos a bandeira de Santo Reis”.

 

E é exatamente essa perspectiva que o filme se propôs a apresentar, a história contada por quem a viveu e dedicou a vida a dar continuidade a uma tradição de fé, ano a ano, geração a geração, há mais de 60 anos.

 

Para o diretor Juraci Júnior, a sensação é de dever cumprido, com um registro histórico que fica para a comunidade e às famílias que se dedicam a preservação desta memória de fé que resiste. “A gente fica com o coração cheio e agradecido. Viver a folia de Reis é algo especial e poder contar essa história, transmitir esse sentimento, é um desafio muito grande. Ver a emoção das pessoas aqui hoje, faz crer que nosso objetivo foi, de fato, cumprido”, finaliza.

 

Para quem não pôde acompanhar ou quer conhecer, o documentário Folia de Reis, Fé, Devoção e Tradição, está disponível no YouTube e pode ser assistido gratuitamente, até o dia 23 de junho: https://youtu.be/n304R4LBzbM?si=44ZiSzyDjWmebzqi

 

O documentário foi contemplado pelo Edital de Chamamento Público nº 01/2023 - Audiovisual, Inciso I - Produção e Divulgação de Documentários e ou Websérie e realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo - Lei Complementar nº 195, de 08 de julho de 2022. Prefeitura de Dom Aquino - MT. Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Meio Ambiente.

 

Equipe técnica

 

Na equipe do filme, a direção e roteiro são de Juraci Júnior, a Produção Executiva de Ricardo Almeida, Direção de Fotografia de Íris Alves Lacerda, Produção de Jucimar Oliveira, Produção de Logística de Daniela Aparecida Santos, Assistentes em Produção Jucy Campos e Eliomar Rodrigues, a trilha sonora original é do músico Marcelo Pereira, montagem e finalização de Victor Brizard e Brada Filmes, Color Grading de Rafael Suarez, Design Jorge Damschi, Motion Design de Rone Mota, Audiodescrição de Mundo Grande Acessibilidade, Assessoria de Imprensa Vanessa Fernandes Vasconcelos, Assistente Administrativo Juscimara Campos e na Coordenação Geral Bruno Henrique.

 

O filme é uma realização da Cia de Reis Boa Semente, com produção da Casa do Rio Filmes.
 

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS