O filme é uma realização da Cia de Reis Boa Semente, com produção da Casa do Rio Filmes. Além de diretor, Juraci Junior é roteirista.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Noite de sábado, praça central da cidade lotada. De frente ao telão montado e nas cadeiras enfileiradas, dezenas de olhares atentos e, olhando de perto, muitos deles também marejados. Foi esse o cenário da 1ª Mostra Semente do Cinema, que marcou o lançamento do documentário “Folia de Reis: Fé, Devoção e Tradição”, na praça central da cidade de Dom Aquino no último dia 15.
Membro de uma das tantas famílias envolvidas na realização da Folia de Reis na cidade, Luciano Borda relatou a emoção de ver essa história retratada na tela. “Estou muito emocionado, chorei muito. Estou muito feliz em nome da minha família, do seu Geraldo Nunes da Silva, a família Machado, a família Ribeiro, a família Nascimento, a família Borba”.
Luciano conta que a família sempre acompanhou a Folia e foi daí que também veio a sua devoção. “Eu tenho a graça alcançada pela promessa que minha madrinha fez na Folia, na bandeira, girou, graças a Deus eu estou bem, eu só tenho a agradecer até hoje a Santo Reis em nome do meu pai”, conta ele, relembrando a memória do pai e a fé, passando de geração em geração.
“Hoje eu tive um milagre aqui, porque eu tive uma pessoa distante e hoje ela me abraçou, me beijou”. O relato emocionado é de dona Maria Aparecida Vaz Tolasco, que ali da platéia, viu o retrato fiel da história da folia ser contada. “A devoção e a fé são assim. Foram colocadas com transparência, verdadeiramente, porque todos nós que somos devotos alcançamos nossas graças e conseguimos hoje, nesse documentário, ver o que aconteceu durante todo esse período que nós carregamos a bandeira de Santo Reis”.
E é exatamente essa perspectiva que o filme se propôs a apresentar, a história contada por quem a viveu e dedicou a vida a dar continuidade a uma tradição de fé, ano a ano, geração a geração, há mais de 60 anos.
Para o diretor Juraci Júnior, a sensação é de dever cumprido, com um registro histórico que fica para a comunidade e às famílias que se dedicam a preservação desta memória de fé que resiste. “A gente fica com o coração cheio e agradecido. Viver a folia de Reis é algo especial e poder contar essa história, transmitir esse sentimento, é um desafio muito grande. Ver a emoção das pessoas aqui hoje, faz crer que nosso objetivo foi, de fato, cumprido”, finaliza.
Para quem não pôde acompanhar ou quer conhecer, o documentário Folia de Reis, Fé, Devoção e Tradição, está disponível no YouTube e pode ser assistido gratuitamente, até o dia 23 de junho: https://youtu.be/n304R4LBzbM?si=44ZiSzyDjWmebzqi
O documentário foi contemplado pelo Edital de Chamamento Público nº 01/2023 - Audiovisual, Inciso I - Produção e Divulgação de Documentários e ou Websérie e realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo - Lei Complementar nº 195, de 08 de julho de 2022. Prefeitura de Dom Aquino - MT. Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Meio Ambiente.
Equipe técnica
Na equipe do filme, a direção e roteiro são de Juraci Júnior, a Produção Executiva de Ricardo Almeida, Direção de Fotografia de Íris Alves Lacerda, Produção de Jucimar Oliveira, Produção de Logística de Daniela Aparecida Santos, Assistentes em Produção Jucy Campos e Eliomar Rodrigues, a trilha sonora original é do músico Marcelo Pereira, montagem e finalização de Victor Brizard e Brada Filmes, Color Grading de Rafael Suarez, Design Jorge Damschi, Motion Design de Rone Mota, Audiodescrição de Mundo Grande Acessibilidade, Assessoria de Imprensa Vanessa Fernandes Vasconcelos, Assistente Administrativo Juscimara Campos e na Coordenação Geral Bruno Henrique.
O filme é uma realização da Cia de Reis Boa Semente, com produção da Casa do Rio Filmes.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!