O Flor do Maracujá é realizado pelo governo de Rondônia e acontece entre os dias 21 e 30 de junho, no Parque dos Tanques, em Porto Velho.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Este ano, a agremiação folclórica surgirá na arena do Flor do Maracujá, no 28 de junho, às 22h55, com o espetáculo “Nesta Festa Eu Trago Fé” em que os seus 86 integrantes, entre 12 e 66 anos de idade, irão apresentar duas vertentes da fé: a manifestação do sagrado e a fé profana.
A primeira parte do espetáculo é o profano, a exemplo da dança do boi-bumbá, que tem o mito de ressuscitar o boi, e a lavagem das escadarias da Igreja do Bonfim.
Já a segunda parte é o sagrado cristão, momento em que entra em cena a festa de São Cosme e Damião, São Pedro, Santo Antônio, São João e o padre Cícero
Os ensaios da quadrilha acontecem de segunda a sexta-feira, na quadra da escola Capitão Cláudio, na zona Sul, da Capital.
Foto: Secom/GOV
“Vamos buscar nosso título agora, se Deus quiser”, afirma Dona Benedita Cecília de Oliveira, de 66 anos, que está entre os jovens aguerridos da quadrilha junina que, aos 66 anos, e já tendo vencido um câncer, continua firme nos ensaios e nas apresentações defendendo a sua agremiação.
Em 2023, essa quadrilha junina conquistou o 2° lugar no Arraial Flor do Maracujá com o tema “A Mocidade Canta Luiz Gonzaga”. Em 2017, a agremiação foi campeã.
Presidência
Com sede no Bairro Cidade Nova, zona Sul de Porto Velho, essa agremiação folclórica foi criada por Rodrigo Cerdeira em 2006, após o fim da quadrilha Queimando na Roça. Após 18 anos, ele continua presidindo a Mocidade Junina.
Foto: Secom/GOV
Segundo o presidente da agremiação, Rodrigo Cerdeira, o nome Mocidade não foi escolhido ao acaso. “Ele reflete o perfil dos jovens que queríamos alcançar”.
Governo de RO
O Flor do Maracujá é realizado pelo governo de Rondônia e acontece entre os dias 21 e 30 de junho, no Parque dos Tanques, em Porto Velho.
Conforme o titular da Secretaria Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), Júnior Lopes, a trajetória histórica do Arraial demonstra a relevância desta edição do Arraial como instrumento para promoção e preservação dessa manifestação cultural para Rondônia.
Com informações da Secom/Governo de RO
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!