Com obras de 50 nacionalidades, Presépio Padre Enzo é o segundo maior do mundo

O museu é o maior do Brasil. Ele funciona na Associação São Thiago Maior, na zona Leste da capital

Com obras de 50 nacionalidades, Presépio Padre Enzo é o segundo maior do mundo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Inaugurado em agosto de 1998, o Museu Internacional do Presépio Padre Enzo Guarino é um dos pontos que integram o turismo cultural e religioso de Porto Velho, Rondônia.

 

Com obras de artistas brasileiros e de outras 50 nacionalidades, o local abriga também o maior Museu Monumental Permanente do Brasil, sendo o segundo maior do mundo. O primeiro é o Museu Monumental Permanente de Caltagirone, na Itália.

 

Idealizado por Miguel Perniciaro e Nicoló Ottimofiore da Associação “Amici Del Favo”, de Caltagirone, na Itália, a construção do museu foi realizada por artistas da paróquia São Tiago Maior e projetado por Daniel Nicastro, com o apoio do professor e prefeito da cidade de Caltagirone, Francisco Pignataro.

 

 

Todo o acervo do museu conta a história da salvação de Cristo segundo a fé e a tradição cristã. Cerca de mil presépios e outras 2,8 mil peças de arte mostram a trajetória do menino Jesus por meio de encenações e esculturas doadas por artistas italianos.

 

“O visitante terá a visão do nascimento de Jesus, com várias obras, vários materiais através das representações. Já na Vila de Nazaré, fora do museu, temos a capela de Nossa Senhora do Nazaré, projetos sociais, como a padaria solidária, fábrica e escola de cerâmica, e o ateliê com o suvenir”, frisou o presidente da associação e diretor do museu, Leonílson Souza Félix.

 

 

Patrimônio

 

No dia 25 de junho de 2002, o espaço foi tombado como Patrimônio Artístico do Estado de Rondônia, através do decreto nº 9983/2002.

 

Funcionamento

 

Inicialmente, ele foi instalado na Paróquia São Tiago, zona Leste de Porto Velho, mas como a sua estrutura foi aumentando, precisou ser levado para a Vila de Nazaré, na Associação São Tiago Maior, situado na rua Mané Garrincha, nº 3154, no bairro Socialista.


Para mais informações e agendamentos, basta entrar em contato através do número (69) 3214-7443.

 

Com informações de Carlos Sabino/ Superintendência Municipal de Comunicação (SMC). 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS