FESTCINE ORIGINÁRIOS: Acre sedia Festival de Cinema Indígena Itinerante de 06 a 20 de abril

FESTCINE ORIGINÁRIOS: Acre sedia Festival de Cinema Indígena Itinerante de 06 a  20 de abril

Foto: Divulgação

Com uma programação abrangente que inclui exibições de produções indígenas, formações e debates, o Festival Cinema Indígena Itinerante: FestCine Originários será aberto oficialmente neste sábado,06/04, na aldeia Ipiranga, situada na Terra Indígena do Povo Puyanawa, em Mâncio Lima, no Acre.

 

O FestCine Originários conta com a participação de jovens artistas indígenas de diferentes povos do Acre, que vivem em contexto urbano, e participarão das exposições de artesanatos e shows artísticos.

 

A atividade, idealizada pelo produtor cultural Moisés Alencastro, percorrerá os municípios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima de 06 a 20 de abril.

 

Cineasta Wewito Piyãko - um dos curadores do Festival

 

O cineasta indígena Wewito Piyãko [povo Ashaninka], o cineasta Sérgio de Carvalho e a produtora audiovisual Rose Farias são os responsáveis pela curadoria.

 

Para Moisés Alencastro, o festival é uma celebração da vida, da arte e da conexão entre todos os seres vivos neste planeta que chamamos de lar. “O FestCine Originário será um espaço de celebração e reflexão sobre a pluralidade e profundidade das culturas indígenas, através da exibição de uma ampla gama de filmes”, pontua.

 

Destaques

 

Entre os destaques da programação, está a exibição do filme “A Flor do Buriti”, premiado no Festival de Cannes em 2023 , e “A Invenção do Outro”, premiado como melhor documentário no San Diego Latin Film Festival de 2024.

 

Moisés Alencastro é o idealizador do Festcine

 

Oficinas e rodas de conversa

 

Após a exibição de cada produção, terá rodas de conversa, que contará com a participação de três lideranças indígenas e protagonistas do cinema brasileiro: José Kaeté, Francisco Hyjnõ Krahô e Edivan Guajajara. A programação inclui ainda uma oficina para 15 participantes de um coletivo de cinema indígena de Cruzeiro do Sul.

 

Apoio

 

O projeto está sendo executado com recursos da Lei Paulo Gustavo/ Ministério da Cultura.

 

Com informações de O Varadouro.
 

Direito ao esquecimento
Qual pré-candidato à Prefeitura de Candeias do Jamari tem sua preferência?
Como você classifica a gestão de Marcondes de Carvalho em Parecis?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS