PORTO VELHO: SESC inicia nesta quarta (13) Mostra de Cinema e Direitos Humanos

Após a exibição do filme “Nas Asas da Pan Am”, terá show musical do cantor, compositor e instrumentista rondoniense Bado

PORTO VELHO: SESC inicia nesta quarta (13) Mostra de Cinema e Direitos Humanos

Foto: Divulgação

A abertura da  13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos acontece nesta quarta-feira,13, às 19h, no Audicine do Sesc Esplanada, com a exibição do filme “Nas Asas da Pan Am”, de Silvio Tendler, cineasta homenageado nesta edição.  O filme, de 2020, tem 115 min de duração e a classificação etária é livre livre. A agenda de exibições segue até sexta-feira, 15.

 

A partir de materiais produzidos em diversos momentos da sua trajetória, Silvio Tendler constrói um autorretrato, fiel à sua identidade como cineasta, no filme que marca seus 70 anos de vida. Em uma costura de sua própria história feita com retalhos, o diretor traz reflexões sobre o conceito de memória, a marca do acaso em sua trajetória, as perdas ao longo do caminho e os sonhos que o movem. Aborda o período em que o mesmo viveu em autoexílio, no Chile, nos anos 1970. Anos depois, estudou cinema em Paris, voltando ao Brasil na época em que o país se redemocratizava. Com passagens por Cuba, União Soviética e Alemanha Oriental, Tendler registrou diversos universos que não mais existem.

 

Após a sessão, haverá uma recepção e a apresentação musical do cantor, compositor e instrumentista rondoniense Bado.

 

A Mostra apresenta 18 filmes de cineastas escolhidos por terem relação direta com os temas abordados nas telas, como o racismo e os direitos das mulheres, de pessoas com deficiência, povos indígenas e comunidade LGBTQIAPN+. As sessões foram organizadas em programas divididos com os títulos “Homenagem”, “Raízes”, “Sementes” e “Frutos”.

 

O evento é promovido pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania em parceria com o Ministério da Cultura e tem produção do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF), sendo realizado em todas as capitais do país e no Distrito Federal.

 

Em Porto Velho, a Universidade Federal de Rondônia (UNIR), por meio do Departamento de Comunicação (DACOM), é responsável pela produção local da atividade em parceria com o Sesc Rondônia e apoio técnico audiovisual de sua Coordenação de Cultura.

 

Programação gratuita

 

A programação continua nesta quinta,14, às 14h,  com o programa “Frutos”, pensado para o público infanto-juvenil, exibe “Um Filme de Verão” (2019, 95 min, 14 anos). Às 19h, o programa “Raízes” traz em sequência “Travessia” (2017, 5 min, livre), “Filha Natural” (2018-19, 16 min, livre), “Nossa mãe era atriz” (2022, 26 min, 12 anos), “Mãri Hi – A Árvore do Sonho” (2023, 18 min, livre), “O que pode um corpo?” (2020, 14 min, livre) e “A poeira dos pequenos segredos” (2012, 20 min, 14 anos). Haverá debate ao final, às 20h40, com Kaline Leigue, atriz e cineasta, e Téo Nascimento, atriz, performer e preparadora de elenco.

 

No dia 15, a partir das 14h, o programa “Frutos” exibe “Tesouro Quilombola” (2021, 23 min, livre), “Mutirão, O Filme” (2022, 10 min, livre), “Cósmica” (2022, 7 min, livre) e “O Pato” (2022, 11 min, 14 anos). Às 16h, começa o programa “Sementes”, com “Ribeirinhos do Asfalto” (2011, 26 min, livre), “Adão, Eva e o Fruto Proibido” (2021, 20 min, 14 anos), “Nossos espíritos seguem chegando” (2021, 15 min, livre), “Me farei ouvir” (2022, 30 min, 10 anos), “Escrevivência e Resistência: Maria Firmina dos Reis e Conceição Evaristo” (2021, 26 min, livre).

 

Por fim, às 19h, acontece a sessão “Homenagem”, com mais um filme de Silvio Tendler, “A Bolsa ou a Vida” (2021, 102 min,10 anos). Um debate sobre o documentário fecha a programação, às 20h40, com Márcia Mura, professora, pesquisadora indígena e uma das entrevistadas do filme, e Ricardo Gilson, professor da UNIR dos Programas de Pós-Graduação em Geografia e Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça.

 

Para informações e sinopse do filme ACESSE AQUI:

 

Serviço – 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos

Data: 13 a 15 de março de 2024 | Entrada gratuita

Programação das sessões de filmes: https://mostracinemaedireitoshumanos.mdh.gov.br/cidades/porto-velho/

Local: Audicine do Sesc Esplanada em Porto Velho

Endereço: Av. Presidente Dutra, 4175, Olaria, Porto Velho (entrada no Audicine pela Rua Tabajara devido às obras no Sesc Esplanada)

Direito ao esquecimento
Qual sua opinião sobre a ‘Operação Corta Giro’ do Detran?
Como você classifica a gestão do prefeito Delegado Araújo em Pimenta Bueno?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS