LITERATURA: ‘É mito dizer que brasileiro não gosta de ler’, diz Itamar Vieira Jr., autor mais lido no pais

Seus livros já foram traduzidos para mais de 20 línguas

LITERATURA: ‘É mito dizer que brasileiro não gosta de ler’, diz Itamar Vieira Jr., autor mais lido no pais

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Há cinco anos o baiano Itamar Vieira Jr., de 44 anos, mantém-se como o autor mais lido do país com temas que debatem a identidade nacional ao mesmo tempo em que captam elementos universais da alma humana.

 

Ele vendeu, em plena pandemia, mais de 1 milhão de cópias do romance Torto Arado (R$ 69,90, 264 págs., Todavia).

 

Com a sequência de Torto Arado, que recebeu o título de “Salvar o Fogo” já disponível nas livrarias, Vieira Jr. trabalha agora na última obra dessa trilogia com status de best-seller: teve traduções feitas até para o mandarim.

 

Em entrevista concedida ao R7, ele falou do bom momento da literatura nacional. Geógrafo concursado do Incra, onde atuou por 17 anos, ele pediu licença não remunerada para se dedicar à carreira de escritor.

 

Público jovem

 

A falar sobre o envolvimento de crianças e jovens com a literatura, ele afirma que tem percebido com grande surpresa que, por exemplo, o romance Torto Arado tem um público leitor jovem muito expressivo.

 

“Sei, por exemplo, que tem muita indicação de leitura desse livro no TikTok. Recentemente, ele foi adotado também pelo PNLD, o Programa Nacional do Livro Didático. Então, recebo muitas mensagens de jovens em escolas fazendo uma apresentação teatral, apresentando trabalhos sobre o livro, ou apenas fazendo uma leitura coletiva”, pontua.

 

Incentivo à leitura

 

Ele destacou ainda a importância dos eventos literários para o incentivo à leitura. Segundo o escritor, as feiras são muito importantes para a promoção da leitura, para circular com os autores. “No caso da Bienal do Rio, por exemplo, que fez 40 anos em 2023, é um evento que envolve todo o mercado livreiro”.

 

Mas há cidades do interior que têm promovido encontros dessa natureza que nem têm uma livraria. Então isso acaba com esse mito de que o brasileiro lê pouco, de que não gosta de ler. Porque acho que falta mesmo a oportunidade de as pessoas conhecerem a literatura.

 

Autores que mais o influenciaram

 

Itamar Vieira Jr. afirma que tem especial admiração pela literatura brasileira, por autores como Machado de Assis, Jorge Amado, Lima Barreto, Clarice Lispector, Graciliano Ramos, Guimarães Rosa… “Escritores que li há mais de 20 anos…”.

 

Ele cita ainda alguns autores americanos, como Toni Morrison, James Baldwin, Alice Walker e William Faulkner. E autores do Haiti, como o Jacques Roman.

 

Destaques

 

O escritor baiano citou também alguns autores que, como ele, se destacam atualmente na literatura. “Carla Madeira, na Eliana Alves Cruz, no Jeferson Tenório e na Socorro Acioli, que fazem um trabalho incrível”, diz.

 

Para ele, a literatura brasileira contemporânea vive um momento muito bom, com excelentes histórias, mas também com público leitor interessado.

 

Com informações da entrevista feita por Vivian Masutti, do R7.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS