Jam Soares atua como defensora pública e ativista de direitos humanos em “A Cabeça de Tereza”
Foto: Divulgação/Laísa Pereira
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Itaú Cultural apresenta de 23 e 27 de janeiro (terça-feira a sábado) a 6ª edição de a ponte – cena do teatro universitário, programação com a proposta de renovar a cena teatral do país, diluir fronteiras e aproximar estudantes que se dedicam a essa arte.
De volta ao formato presencial, reúne neste ano, seis espetáculos vindos de todas as regiões (incluindo um de Rondônia), bate-papos com artistas e especialistas acerca das peças e uma conversa voltados à experiência dos festivais de teatro estudantil “Vamos que Venimos” e “Velha Joana”.
Representando a região Norte do país, o espetáculo “A Cabeça de Tereza”, de Rondônia, tem a atriz Jam Soares como protagonista. O espetáculo vai acontecer em São Paulo, na sexta-feira (26), às 20 horas, no Itaú Cultural, localizado na Avenida Paulista, 149, próximo a estação Brigadeiro do metrô.
“A Cabeça de Tereza” se passa no ano de 2035, quando a defensora pública e ativista dos direitos humanos Tereza Sankofa se torna uma foragida procurada pelo regime antidemocrático Estado Fundador, que determina pena de morte por decapitação a quem desobedecer a três fundamentos: as pessoas não brancas não podem exercer funções de poder, é proibido qualquer incentivo de rebeldia contra o Estado Fundador, e o terceiro é que lembrar é um ato subversivo.
Foto/gravura: Maycon Moura
Quem é
Jam Soares é dramaturga, atriz e produtora, mulher afro-amazônida, formada em teatro pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). É pesquisadora dos teatros negros e seus símbolos, com foco na mulher afro-amazônida.
Integra o grupo Teatro Ruante e atuou como atriz nas obras Cidade Grande, João Ninguém, Era uma vez João e Maria... E ainda é, Rodantes, Cabaré Ruante, Ofélia-Pátria, Inimigos do Povo, A muy lamentável e cruel história de Píramo e Tisbe, Refugiados Show e A Cabeça de Tereza.
Mais teatro
A programação também dá luz à pesquisa acadêmica nas artes cênicas e recebe os estudantes contemplados na 3ª edição do edital a ponte, realizado em 2023, para apresentarem seus trabalhos de conclusão de curso e pesquisas estudantis em artes cênicas selecionados neste chamamento.
Todos os trabalhos integrarão a publicação online Pontilhados: pesquisas da cena universitária, que será disponibilizada no site do Itaú Cultural www.itaucultural.org.br a partir do dia 23, quando também serão abertas as inscrições para a 4ª edição do edital de seleção de TCCs e pesquisas estudantis em artes cênicas (cursos superiores e técnicos).
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!