VITRINE: Espetáculo de Rondônia participa de mostra de teatro universitário em SP

Jam Soares atua como defensora pública e ativista de direitos humanos em “A Cabeça de Tereza”

VITRINE: Espetáculo de Rondônia participa de mostra de teatro universitário em SP

Foto: Divulgação/Laísa Pereira

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Itaú Cultural apresenta de 23 e 27 de janeiro (terça-feira a sábado) a 6ª edição de a ponte – cena do teatro universitário, programação com a proposta de renovar a cena teatral do país, diluir fronteiras e aproximar estudantes que se dedicam a essa arte.

 

De volta ao formato presencial, reúne neste ano, seis espetáculos vindos de todas as regiões (incluindo um de Rondônia), bate-papos com artistas e especialistas acerca das peças e uma conversa voltados à experiência dos festivais de teatro estudantil “Vamos que Venimos” e “Velha Joana”.

 

Representando a região Norte do país, o espetáculo “A Cabeça de Tereza”, de Rondônia, tem a atriz Jam Soares como protagonista. O espetáculo vai acontecer em São Paulo, na sexta-feira (26), às 20 horas, no Itaú Cultural, localizado na Avenida Paulista, 149, próximo a estação Brigadeiro do metrô.

 

“A Cabeça de Tereza” se passa no ano de 2035, quando a defensora pública e ativista dos direitos humanos Tereza Sankofa se torna uma foragida procurada pelo regime antidemocrático Estado Fundador, que determina pena de morte por decapitação a quem desobedecer a três fundamentos: as pessoas não brancas não podem exercer funções de poder, é proibido qualquer incentivo de rebeldia contra o Estado Fundador, e o terceiro é que lembrar é um ato subversivo.

 

Foto/gravura: Maycon Moura

 

Quem é

 

Jam Soares é dramaturga, atriz e produtora, mulher afro-amazônida, formada em teatro pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). É pesquisadora dos teatros negros e seus símbolos, com foco na mulher afro-amazônida.

 

Integra o grupo Teatro Ruante e atuou como atriz nas obras Cidade Grande, João Ninguém, Era uma vez João e Maria... E ainda é, Rodantes, Cabaré Ruante, Ofélia-Pátria, Inimigos do Povo, A muy lamentável e cruel história de Píramo e Tisbe, Refugiados Show e A Cabeça de Tereza.

 

Mais teatro

 

A programação também dá luz à pesquisa acadêmica nas artes cênicas e recebe os estudantes contemplados na 3ª edição do edital a ponte, realizado em 2023, para apresentarem seus trabalhos de conclusão de curso e pesquisas estudantis em artes cênicas selecionados neste chamamento.

 

Todos os trabalhos integrarão a publicação online Pontilhados: pesquisas da cena universitária, que será disponibilizada no site do Itaú Cultural www.itaucultural.org.br a partir do dia 23, quando também serão abertas as inscrições para a 4ª edição do edital de seleção de TCCs e pesquisas estudantis em artes cênicas (cursos superiores e técnicos).

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS