EM ALTA: Ancine mostra que o cinema deu uma alavancada no Brasil

Mesmo com a normalidade restabelecida há dois anos, o público de 2023 ficou 35% abaixo dos 173 milhões de 2019, e a renda é 20% menor do que os 2,75 bilhões registrados naquele ano

EM ALTA: Ancine mostra que o cinema deu uma alavancada no Brasil

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Segundo dados do painel da Ancine, o mercado do cinema no Brasil voltou a crescer. De acordo com matéria da revista Veja, o painel mostra que o público total no país foi de 112,4 milhões, o que representa um aumento de 14,53% em relação a 2022.
 
A renda também cresceu: subiu 17,07%, de 1,8 bilhão em 2022 para 2,2 bilhões ao longo de 2023. Já no recorte de filmes nacionais, o resultado foi o oposto: em 2022 as produções brasileiras arrecadaram 75,2 milhões de reais, contra 51,7 milhões de 2023, enquanto o público caiu de 4,3 para 2,9 milhões.
 
O crescimento no cenário mais amplo, levando em conta os grandes lançamentos internacionais, é expressivo, mas ainda fica aquém dos números conquistados pré-pandemia, colocando em xeque a capacidade do mercado de retornar ao antigo patamar.
 
Mesmo com a normalidade restabelecida há dois anos, ainda segundo a matéria da Veja, o público de 2023 ficou 35% abaixo dos 173 milhões de 2019, e a renda é 20% menor do que os 2,75 bilhões registrados naquele ano.

Vale destacar que não faltaram blockbusters para impulsionar o mercado: em julho, as bilheterias foram inundadas pelo fenômeno Barbenheimer, apelido dado ao lançamento concomitante de Barbie e Oppenheimer nas telas.
 
O filme da boneca foi o mais visto do ano no Brasil, com uma renda de 207 milhões de reais. No meio cinematográfico, não há dúvidas de que o longa dirigido por Christopher Nolan ganhou um empurrão do fenômeno pop de Greta Gerwig, se tornando a cinebiografia mais rentável em bilheteria da história. Somados, os dois filmes arrecadaram cerca de 280 milhões de reais nas bilheterias brasileiras.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS