'A Cabeça de Tereza' é o único projeto de RO premiado no edital Funarte Retomada 2023

"Este reconhecimento enaltece não apenas competência artística da atriz Jamile Soares, mas também a qualidade do trabalho desenvolvido no ambiente acadêmico", afirma o professor Luiz Lerro. A atriz é aluna egressa do Curso de Licenciatura em Teatro da Unir.

'A Cabeça de Tereza' é o único projeto de RO premiado no edital Funarte Retomada 2023

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Com o projeto teatral “A Cabeça de Tereza”, a egressa do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Jamile Soares, foi contemplada no edital Funarte Retomada 2023 - Teatro. Esta conquista expressiva é resultado da montagem do espetáculo “A Cabeça de Tereza”, desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso, sob a orientação e direção cênica do professor Luiz Lerro, do Departamento de Artes da UNIR.

 

O espetáculo teatral “A Cabeça de Tereza”, que aborda questões e simbologias da pessoa negra, com foco na mulher afroamazônida, será apresentado em 2024 em espaços alternativos na cidade de Porto Velho. Em sua performance, Jamile Soares utiliza, como fonte inspiradora, a líder revolucionária Tereza de Benguela, tecendo uma dramaturgia que entrelaça quadros cênicos fragmentados em um tempo espiralar, introduz pensamentos decoloniais, explora a ancestralidade, aborda movimentos revolucionários e destaca a força de lideranças negras.

 

A atriz Jamile Soares se destaca como a única representante do estado Rondônia a receber a premiação em nível nacional, na modalidade Teatro para este ano de 2023. Este reconhecimento enaltece não apenas sua competência artística, mas também a qualidade do trabalho desenvolvido no ambiente acadêmico.

 

“Esta premiação no Edital Funarte Teatro Retomada 2023 é um marco na carreira de Jamile Soares e representa não apenas um prêmio pessoal, mas também um tributo ao talento artístico e ao comprometimento com a promoção de narrativas que exploram as complexidades e riquezas da cultura afroamazônida”, comenta o professor Luiz Lerro.

 

Programa Funarte Retomada

 

Trata-se de um programa de fomento, lançado pelo Ministério da Cultura (MinC) e a Fundação Nacional de Artes (Funarte), abrangente em diversos elos da rede produtiva das artes, que contempla suas dimensões criativa, econômica e de ampliação do acesso, para fomentar ações das Artes Visuais, Circo, Dança, Música e Teatro, relacionadas às seguintes atividades: criação ou renovação de obras, formação, pesquisa, reflexão, residência, intercâmbio, preservação de acervos e memória.    

 

Fonte Unir

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS