A Mostra de Cinema contará com a presença de integrantes da romaria do Divino Espírito Santo, que estão em Porto Velho pela primeira vez para participar de ampla programação cultural
Foto: Correio do Vale
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Integrates da maior romaria da região Norte dedicada ao Divino Espírito Santo participa nesta terça-feira,28, às 19 horas, do encerramento da Mostra Sesc de Cinema, quando será exibido o longa-metragem "O Divino Guaporé". de Ederson Lauri.
A exibição do documentário será audicine do Sesc Esplanada, às 19h, com entrada gratuita. A classificação etária é livre.
Sinopse
O Divino Guaporé trata das vivências das populações do Vale do Guaporé, fronteira Brasil/Bolívia, com a centenária festa do Divino. O festejo tem duração de 55 dias e percorre, via fluvial, aproximadamente 1000 quilômetros e visita 41 comunidades/localidades brasileiras e bolivianas (ribeirinhas, quilombolas e indígenas). O revezamento de atividades e promesseiros garante 24 horas diárias de atividades durante todo o período.
Integrantes da romaria que chegam à capital nesta segunda
Na quarta-feira, 29, às 18 horas, na Catedral, será realizada a missa dedicada a tradição do Divino, com as réplicas da Coroa.
Após a celebração da missa, os integrantes seguirão em romaria rumo ao Museu Palácio da Memória (Mero), localizado em frente ao Mercado Cultural, onde ocorrerá o lançamento do livro dos fotógrafos Ederson Lauri, Luis Brito e Marcela Bonfim.
Haverá ainda a abertura de exposição fotográfica com imagens históricas da Romaria, seguida de apresentações culturais, e distribuição gratuita de alguns exemplares do livro. A entrada também é gratuita neste evento.
Tradicional almoço
A romaria receberá a oferta de um almoço de um fiel de Porto Velho da Comunidade de São Sebastião, seguindo o ritual de como é feito no Vale do Guaporé durante os 50 dias de peregrinação por mais de 40 comunidades, entre Brasil e Bolívia.
Apoio
O movimento conta com o apoio das instituições Ifro, Tribunal de Justiça de Rondônia, Cáritas, CPT, Labnave-Unir, Iphan, Kanindé e Tribunal de Contas.
Fonte: Marcela Bonfim
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!