LITERATURA: Jabuti indica livro criado por IA para categoria de melhor ilustração

Prêmio Jabuti indicou o livro Frankenstein, de Mary Shelley, a categoria de melhor ilustração. Obra foi feita pelo designer Vicente Pessôa

LITERATURA: Jabuti indica livro criado por IA para categoria de melhor ilustração

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) divulgou, nesta quinta-feira (9/11), a lista dos 10 semifinalistas de cada categoria da 65ª edição do Prêmio Jabuti. A categoria de melhor ilustração do ano, no entanto, chamou atenção por elencar um livro feito a partir de inteligência artificial.


A edição de Frankenstein, de Mary Shelley, lançado pela editora Clube de Literatura Clássica e ilustrado por Vicente Pessôa, elenca a lista ao lado de obras como Castelos de Areia (ÔZé Editora), Feira Feroz (VR Editora)  e outros.

 

O livro foi lançado em 2022, e teve, inclusive, uma live com Zé Lima, gerente editorial do Clube de Literatura Clássica e com Vicente Pessôa, onde foi falado sobre o processo de criação da obra com IA.

 

A editora classifica o livro como “o primeiro clássico inteiramente ilustrado por inteligência artificial” em todo o mundo.


“[Eu acredito que] Os jurados sabiam, porque se o cara é jurado de ilustração do Jabuti, e vê um conjunto de imagens, e não sabe que essas imagens foram feitas por IA, provavelmente ele está mal-informado sobre a área de conhecimento dele”, completou.


O artista também deixou claro que não viu nenhuma imagem parecida com o criado em Frankenstein. “Eu tenho mais de 1.200 imagens no computador. Eu gerei quatro vezes isso, mais ou menos. A gente selecionou 50 [para serem usadas no livro]”, finalizou.

 

O que diz Vicente Pessôa?


Em conversa com o Metrópoles, Pessôa comentou sobre as polêmicas e apontou que a inteligência artificial é uma “ferramenta como qualquer outra”, que “veio para ficar”. Ele ainda indicou se o Prêmio Jabuti estava ciente de que a criação das ilustrações da obra foi feita por IA:


“Eu não sei se eles precisavam estar cientes, porque eles não perguntaram nada disso. E seria a mesma coisa de perguntar assim ‘quais as técnicas você utilizou’, o que importa é o resultado, não a técnica utilizada.”

 

VEJA A LISTA COMPLETA
 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS