Criada pelo genial Quino, Mafalda marcou gerações do mundo todo com suas críticas a questões políticas e injustiças sociais
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Mafalda, a irreverente garotinha de 8 anos criada pelo cartunista argentino Quino, é um nome familiar para gerações de leitores de quadrinhos em todo o mundo. Suas tirinhas satíricas e perspicazes capturaram as preocupações sociais e políticas da época em que foram escritas, reverberando até os dias atuais.
Em 2020, morreu o criador da personagem, Joaquín Salvador Lavado, conhecido como Quino, mas seu pensamento e legado continuam atemporais. Agora, Mafalda ganha vida de uma maneira totalmente nova através do documentário "Voltando a Ler Mafalda", que promete iluminar seu posicionamento crítico social de maneira profunda e envolvente. Veja o trailer na íntegra.
Disponível no Disney+, a docussérie é uma obra da diretora argentina Lorena Muñoz e do produtor Fernando Semenzato. “Sinto que ela é uma parte vital da minha vida. E o engraçado é que se pego um dos livros e começo a ler não consigo parar. E toda vez que releio, descubro algo novo. Por isso o título da série, é uma forma de olhar as histórias das personagens por diferentes e novos pontos de vista”, diz a diretora em uma entrevista. ““Espero que a série ajude as novas gerações a terem uma compreensão maior de por que a Mafalda é tão valiosa, por que nos identificamos com ela”.
Mafalda, inicialmente desenhada em 1962 como personagem de um comercial de eletrodomésticos, acabou se transformando em um ícone da Argentina e de um espírito de inconformismo. O documentário explora profundamente a história da Argentina a partir dos anos 1960, uma época marcada pela ditadura, pelo movimento hippie e por uma série de crises econômicas. Assim, a personagem dos quadrinhos ficou marcada por enxergar as desigualdades e problemas do mundo, sem medo de questioná-los, tornando-se base até para temas de vestibulares e deixando reflexões acrônicas.
Arquivos e entrevistas exclusivas
“Voltando a Ler Mafalda” traz uma nova perspectiva sobre as tirinhas mais memoráveis da personagem. Isso é realizado através das interpretações de cartunistas consagrados como Maitena, Liniers, Alberto Montt, Tute, Rep, Arturo Kemchs e Raquel Riba Rossi.
Com uma riqueza de arquivos exclusivos, depoimentos tocantes de celebridades que se declaram fãs fervorosos de Mafalda e entrevistas com historiadores, editores, amigos e familiares de Quino, a série oferece uma perspectiva única e esclarecedora sobre o brilhante autor e sua criação icônica.
Este mergulho profundo busca revelar os segredos por trás da origem e desenvolvimento da personagem, lançando luz sobre o impacto duradouro no meio político e social da obra de Quino. “Ela representa o mundo na verdade. Ela é também como o Messi, é nossa embaixadora.”, afirma Muñoz.
A série documental está dividida em quatro capítulos de aproximadamente 30 minutos. "Outra característica das tirinhas de Quino é a complexidade, que tem muitas camadas e por isso permite muitas leituras ao longo da vida. Você lê de um jeito quando tem 5 anos, de uma forma nova aos 10 e depois com 15 e 20 anos", lembra o cartunista Tute, que participou da docussérie.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!