ESPAÇO ALTERNATIVO: Clube de Astronomia e Ciências de RO convida para ver Eclipse Parcial do Sol

Serão disponibilizados óculos especiais com proteção adequada para realizar a observação do eclipse com segurança

ESPAÇO ALTERNATIVO: Clube de Astronomia e Ciências de RO convida para ver Eclipse Parcial do Sol

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Clube de Astronomia e Ciências de Rondônia (CAR), grupo vinculado ao curso de Física da UNIR – campus de Porto Velho, realizará neste sábado (14) o evento gratuito de Observação do Eclipse Parcial do Sol, no Espaço Alternativo, a partir de 13h30. O evento é aberto a toda a população local e serão disponibilizados óculos especiais com proteção adequada para realizar a observação do eclipse com segurança – a observação a olho nu e sem equipamentos não é recomendada e pode até cegar.

 

Quem preferir também poderá acompanhar o fenômeno astronômico pela live “O céu em sua casa: observação remota - Eclipse anular do Sol” que será transmitida a partir das 10h30, no horário de Rondônia, pelo Youtube do Observatório Nacional (ON), neste link, em parceria com a NASA e o Time and Date.

 

A transmissão contará com a parceria de astrônomos amadores e profissionais espalhados na faixa de anularidade. O coordenador do CAR e docente da UNIR, professor Ariel Adorno, participará diretamente de Juazeiro do Norte, no Ceará, da live mundial de transmissão do fenômeno.

 

Na capital Porto Velho o fenômeno terá pouco mais de três horas de duração, iniciando volta das 13h43. O ápice será às 15h21, com finalização da visualização por volta das 16h45.

 

Eclipse anular

 

Este fenômeno astronômico ocorre quando a lua passa entre a Terra e o sol, cobrindo a maior parte do disco solar e deixando apenas um "anel de fogo" brilhante ao redor da borda. O fenômeno será visível em todo território do Brasil, com destaque para as regiões Norte e Nordeste. Nos estados do Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, o eclipse será visível como anular. Nos demais, será parcialmente visível.

 

Neste link, o professor Ariel e outros pesquisadores parceiros do CAR explicam detalhadamente o fenômeno, as orientações e as condições de visualização.

 

Outras informações sobre o fenômeno estão disponíveis no perfil do CAR no Instagram (@clubedeastronomia_).

 

Cuidado na observação

 

Os astrônomos alertam a população que o ideal é fazer a observação com equipamentos e óculos apropriados. Não se deve olhar diretamente para o sol a olho nu e sem os equipamentos necessários, em hipótese nenhuma, pois poucos segundos de exposição inadequada podem causar danos irreversíveis na visão e até cegueira. Confira abaixo as orientações do CAR para observação segura.

 

O que é permitido utilizar:

 

- Use óculos especialmente projetados para observação solar que atendam às normas internacionais de segurança, como a ISO 12312-2. Verifique se os óculos estão em boas condições, sem arranhões ou danos.

- É possível utilizar filtros solares apropriados, como filmes de filtro solar, vidros de solda de grau específico (Nº14 ou superior) ou telescópios equipados com filtros solares.

 

O que NÃO PODE ser utilizado:

 

- Evite usar óculos de sol convencionais, pois eles não oferecem proteção adequada para a observação solar durante um eclipse.

 

- Não utilize materiais improvisados, como CDs, vidro escurecido ou películas fotográficas expostas, como filtros solares, pois podem não fornecer proteção suficiente.

 

- Nunca aponte câmeras, binóculos ou telescópios diretamente para o Sol sem filtros solares apropriados, pois isso pode causar danos permanentes aos equipamentos e, mais importante, à sua visão.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS