A ação está agendada para este domingo, o dia 15 de outubro, a partir das 10h, na Rua Prudente de Moraes – centro.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Cáritas Brasileira Articulação Noroeste (abrangendo Rondônia, Acre e parte do Amazonas) convoca ativistas, artistas e apoiadores da causa ambiental em Rondônia para se unirem a uma ação em comemoração ao Dia Internacional para a Redução dos Desastres, data oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas) e pela UNISDR (Estratégia Internacional das Nações Unidas para a Redução de Desastres).
A ação está agendada para este domingo, o dia 15 de outubro, a partir das 10h, na Rua Prudente de Moraes – centro.
O evento consiste em realizar uma atividade de limpeza nas proximidades do Igarapé Guapindaia, nas proximidades do Espaço Cujuba, localizado na rua Prudente de Moraes, 2449 – Centro. Personalidades da cena artística estarão presentes para a realização da atividade, como Dom Lauro, Marcela Bonfim, Hely Chateaubriand, Eliézer Wanderley, juntamente com ativistas com Érika Melo, Iremar Ferreira e Márcia Mura.
A intenção por trás desse movimento é engajar a comunidade local na iniciativa e motivá-la a replicar a ação em suas respectivas áreas.
Este evento promovido pela Cáritas tem como objetivo conscientizar sobre os riscos ambientais associados à exploração das reservas naturais, buscando, assim, a redução de desastres nas áreas de Proteção Permanente. A atuação da Cáritas Brasileira é amplamente dedicada a situações de emergência, proporcionando assistência a comunidades impactadas por desastres socioambientais ou em situação de vulnerabilidade em zonas de risco, tanto em âmbito nacional quanto internacional.
O projeto visa fortalecer a prevenção, promover iniciativas coletivas e tecnologias sociais, estabelecer canais de diálogo e colaboração com organizações sociais e atuar em conjunto com as autoridades públicas. O foco é a defesa e garantia dos direitos das pessoas afetadas, abrangendo áreas como assistência social, saúde, habitação, meio ambiente, segurança e educação, durante situações de desastres e emergências socioambientais.
No Brasil, a área de Meio Ambiente, Gestão de Riscos e Emergências (Magre) da Cáritas Brasileira foi estabelecida desde a fundação da organização e concentra seus esforços na prevenção de desastres, na resposta emergencial às necessidades de indivíduos e famílias impactados, bem como no fortalecimento das comunidades para torná-las mais seguras e resilientes diante dos desafios ambientais.
Dia Internacional para a Redução dos Desastres
13 de outubro é a data oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas) e a UNISDR (Estratégia Internacional das Nações Unidas para a Redução de Desastres). Instituído, em 1989, pela Assembleia das Nações Unidas, o Dia Internacional para a Redução dos Desastres Naturais surgiu como forma de promover uma cultura global de consciência de risco e redução de catástrofes. A data busca promover a reflexão sobre a problemática dos desastres, levando em conta as fases de prevenção, socorro e reabilitação.
Autor/texto: Cammy Lima
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!