Ele concorreu ao título com grandes nomes nacionais na categoria masculina; premiação é promovida pela Fenasamba
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A emoção tomou conta do porto-velhense Mestre Bainha e dos familiares na noite deste domingo, 08/10, durante a solenidade de entrega do Prêmio do Carnaval Brasileiro ocorrida na plenária da Liga das Escolas de Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro. Antes de receber o título, ele subiu ao palco para cantar e ainda dançou samba na quadra da Salgueiro com algumas passistas.
Bainha recebeu o título das mãos do presidente da Fenasamba, Kaxitu Ricardo Campos. Ele concorreu na categoria masculina "Bambas do Samba" com nomes de destaques no País. Disputaram com o rondoniense Claudio Brito, do Rio Grande do Sul; e Mestre Dionizio, do Rio de Janeiro.O título é conferido pela Fenasamba (Federação Nacional das Escolas de Samba) A votação foi online.
"Prevaleceu a história do Mestre Bainha como compositor, diretor de harmonia, mestre de bateria e carnavalesco, enaltecendo o samba em Rondônia desde 1948, quando iniciou sua trajetória", declarou a sua flha, Ana Lúcia, uma das maiores fãs do pai.
Quem é Mestre Bainha
Waldemir Pinheiro da Silva, conhecido no mundo cultural como Mestre Bainha, é Carnavalesco, compositor, diretor de harmonia, diretor de bateria e ritmista. Foi eleito o primeiro Cidadão do Samba de Porto Velho.
Boêmio nato, ele iniciou sua carreira profissional muito jovem. Prestes a completar 85 anos de idade, ainda está na ativa, participando de rodas de samba na cidade de Porto Velho, compondo para várias entidades culturais, orientando e assessorando as questões que envolvem o carnaval e o samba.
Sua obra já recebeu inúmeras homenagens, troféus, prêmios e títulos, tendo até mesmo documentários produzidos sobre o seu trabalho.
Presidente Kaxitu (Fenasamba), diretor Moarcyr, junto do Bainha eLuiz Carlos, diretor de Carnaval da Liesa RJ
Ele compõe sambas enredos, marchinhas de carnaval e muito samba de roda, samba canção e samba exaltação, alguns em autoria solo e outros em parceria com seus parceiros Oscar Knightz e Zé Baixinho, reconhecidos pela comunidade do samba comoTrio de Ouro, sempre impondo respeito nos quesitos: letra, música, poesia e melodia.
É pioneiro na realização de desfiles das Escolas de Samba. Foi fundador da primeira agremiação da cidade, o "Gres Os Diplomatas". Atualmente faz parte da Ala de compositores do "Gres Asfaltão",
Tanto à Asfaltão quanto a Diplomatas já prestaram homenagem ao Mestre Bainha na avenida com enredos sobre sua obra, contribuição ao Carnaval e as escolas de samba.
Bainha com a filha Ana Lúcia Barroso, e o presidenta da Lieser RO, Oscar Nightz
O Mestre foi criador do primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira do Carnaval de Porto Velho e deu nome à diversas alas das escolas de samba.
O ícone do samba em Rondônia, foi pioneiro ao introduzir a cuíca na bateria das escolas de samba de Porto Velho e é um recordista na apresentação de mais de 100 shows filantrópicos.
Por fim, bainha é um dançarino por natureza
Veja os vencedores das outras categogias
1-Categoria "Benemérito da Folia"
Amanda Nunes - Primeira dama de Corumbá(MS)
2- "Bambas do Samba" (mas. E Fem.)
Waldemir Pinheiro da Silva - Mestre Bainha(RO)
Onira Pereira(RS)
3- "Social Nota 10"
Projeto Social Samba se Aprende na Escola, Sociedade Rosas de Ouro(SP)
4- "Mestre da Administração"
Edson Neto, Presidente da Liga das Escolas de Samba do Grupo Especial de Vitória - LIEGES(ES)
5- "Musa Cidadã"
Gina Assis - Artista e passista(SC)
6- "Resistência Carnavalesca"
Mestre Manuel Dionísio(RJ)
G.R.E.S. Portela(RJ)
Fonte da Biografia do Bainha: Alipio Pinheiro - (Professor e Metre em Historia)
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!