VITÓRIA: Campeonato de Poesia 'Slam Rondônia' classifica artista para evento nacional

Competição envolvendo sete poetas será realizada nesta segunda-feira (2) na sede da Juventude Indígena

VITÓRIA: Campeonato de Poesia 'Slam Rondônia' classifica artista para evento nacional

Foto: Divulgação

A grande decisão do Slam Rondônia irá ocorrer nesta segunda-feira (2). O slam é um campeonato de poesia e performance, em que os artistas apresentam poesias autorais de até três minutos. O evento é aberto ao público.

 

A competição estadual acontecerá na sede da Juventude Indígena de Rondônia, localizada na Rua Dom Pedro II, 1892 (centro de Porto Velho). O evento ocorre na segunda-feira, por ser feriado municipal na capital rondoniense. O início será às 18h30min.

 

Entre os meses de agosto e setembro, foram realizadas seletivas nas cidades de Ariquemes e Porto Velho. Esses eventos classificaram sete artistas para a grande decisão, sendo dois deles de Ariquemes e cinco de Porto Velho.

 

Os finalistas são: Andrey Thomason (Ariquemes), Edu “Sarcozy” (Porto Velho), Maria (Porto Velho), “Tio” Matheus (Porto Velho), Uélida (Porto Velho), Will (Porto Velho) e Vanessa Diniz (Ariquemes).

 

 

Quem vencer irá participar da competição nacional, que conta com representantes de todas as regiões do Brasil. Neste ano, a cidade de Itabira, em Minas Gerais, foi a escolhida para receber a competição nacional, que ocorre entre os dias 30 de novembro e 03 de dezembro. Além disso, haverá premiações em livros para os poetas destaque. Esses livros são uma oferta de Emerson Alcalde, vice-campeão mundial de Slam e organizador do Slam da Guilhermina.

 

Slam é um nome de origem inglesa que significa “grande momento”. Esse nome é utilizado em competições de fórmula 1 ou tênis (os “Grands Slams”) e foi incorporado para as competições de poesia, chamadas de “poetrys slams”. Esse evento nasceu nos Estados Unidos e já é uma febre no Brasil há mais de uma década. Por aqui, “Slam” virou sinônimo de competição de poesia autoral, sem uso de qualquer instrumento ou objetos de encenação.

 

O evento volta a acontecer em Rondônia depois de uma longa parada. Em 2019, chegou a ser realizado no Mercado Cultural e, depois disso, houve etapa online durante a pandemia, que classificou um poeta para o evento nacional de modo online. Em 2023, a Liga de MCs de Porto Velho abraçou a ideia de reativar o evento, aproximando-o da cultura hip-hop.

 

O slam também tem promovido um encontro entre ativismos urbanos e rurais, sendo assim simbólico que a final ocorra na sede da Juventude Indígena. O slam é também apoiado pela Kanindé - Associação de Defesa Etnoambiental, bem como pelo Movimento de Afetados por Barragens (MAB). O evento de poesia também conta com apoio da Universidade Federal de Rondônia, sobretudo do Bloco de Ações em Rap, Rádio e Ausências Sonoras, um grupo de pesquisa e extensão da Unir, voltado para a música rap e a poesia urbana.

Direito ao esquecimento
Como resolver o problema dos animais de rua?
Como você classifica a gestão do prefeito João Gonçalves Jr. em Jaru?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS