A cultura nordestina na programação do Palco Giratório desta sexta-feira,29, no Teatro Guaporé, no esspetáculo "A Invenção do Nordeste", com o Grupo Carmin, do Rio Grande do Norte. Com duração de 60 minutos, a encenação inicia às 20 horas. A indicação etária é 12 anos.
A peça aborda a história de um diretor que é contratado por uma grande produtora para realizar a missão de selecionar um ator nordestino que possa interpretar com maestria um personagem… nordestino! Depois de vários testes e entrevistas, dois atores vão para a seleção final e o diretor tem sete semanas para deixá-los prontos para a última fase do processo seletivo.
Durante a preparação, os atores refletem sobre sua identidade, cultura e história pessoal e descobrem que ser e viver um personagem nordestino não é tarefa simples.
A peça surgiu da inquietação da diretora Quitéria Kelly diante das reações xenófobas contra os nordestinos nas eleições de 2014 e do encontro com a tese A invenção do Nordeste e outras artes, de Durval Muniz de Albuquerque Júnior.
O Palco Giratório é um projeto cultural de circulação nacional idealizado pelo Sesc. Os ingressos são distribuídos 1h antes do início do espetáculo. O Sesc pede quem quem puder, contribua com um quilo dealimento não perecível para o Programa Mesa Brasil,