SOCIEDADE: Conferência Estadual de Cultura conta com ampla participação da sociedade

A CEC tem como objetivo fomentar o debate sobre políticas culturais

SOCIEDADE: Conferência Estadual de Cultura conta com ampla participação da sociedade

Foto: Divulgação

O Governo de Rondônia convocou a 6ª Conferência Estadual de Cultura (CEC). Este é o principal espaço de investigação e formulação de políticas culturais com a participação da sociedade no Estado. O tema deste ano é “Democracia e o Exercício dos Direitos Culturais em Rondônia”. O evento é alinhado com a 4ª Conferência Nacional da Cultura com foco no tema: “Democracia e Direito à Cultura”.

 

De acordo com o secretario da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), Júnior Lopes, os municípios deverão realizar suas Conferências Municipais de Cultura, etapa integrante da 4ª Conferência Nacional de Cultura, até 30 de outubro de 2023. As Conferências Municipais de Cultura, convocadas e regulamentadas pelo poder público municipal, têm um papel fundamental na preparação para a Conferência Estadual. “É crucial que elas estejam em conformidade com os critérios do Regimento Interno da 4ª Conferência Nacional de Cultura”, observou.

 

Objetivos e Eixos

 

A CEC tem como objetivo geral fomentar o debate sobre políticas culturais com ampla participação da sociedade. O foco é fortalecer a democracia e garantir os direitos culturais em todos os níveis federativos, alinhando-os com outras políticas públicas em Rondônia.

 

Além desse objetivo, o CEC também tem metas específicas que serão debatidas em etapas organizadas em torno de seis eixos temáticos. Alguns desses objetivos incluem ampliar o debate sobre a cultura como política, construir políticas socioculturais que promovam a democracia participativa e avaliar o Plano Estadual de Cultura para propor diretrizes para um novo plano. Os eixos abordam temas como democratização do acesso à cultura, participação social em territórios, diversidade cultural e economia criativa. 

Direito ao esquecimento
Como você avalia a gestão da prefeita Sheila Mosso em Chupinguaia?
Como você avalia o trabalho legislativo do deputado estadual Edevaldo Neves

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS