Filme é do porto-velhense Joéser Alvarez
Foto: Divulgação
Mineração em Terras Indígenas, documentário produzido pelo porto-velhense Joéser Alvarez, foi selecionado para Mostra Adinkra de Cinema Afro Amazônico, no Pará. A exibição será no último dia do evento, 6 de outubro, às 19 horas, na Casa das Artes. A mostra inicia dia 30/09.
Joéser explica que o documentário é uma colagem de várias imagens a favor e contra a mineração/garimpo em terras indígenas. “As estratégias do Governo Federal para tentar legitimar sua política genocida contraposta às falas das verdadeiras lideranças indígenas brasileiras que encontram eco nas palavras do Chefe Seatle, enfatizando assim, a luta coletiva pelo território ancestral, sua verdadeira riqueza”, afirma.
O filme foi realizado como requisito de dissertação final de Mestrado Interdisciplinar em Direitos Humanos e Promoção da Justiça - Unir/Emeron.
A Mostra Adinkra de Cinema Afro Amazônico, traz os símbolos Adinkras, criados pelo povo Akan, localizado no Oeste da África, junto com o cinema Afro Amazônico, para abordar ancestralidade, feminino, luta e imaginário. É uma reflexão sobre a presença negra na Amazônia por meio do audiovisual.
Os Adinkra fazem parte do sistema de escrita pictográfica e estão comprometidos com a preservação e transmissão de valores fundamentais, na mostra observamos a influência desses valores na cinematografia e na vida amazônida, separamos quatro sessões: Sankofa, Ananse, Duafe e Aya, além do espaço, Mate Masie, voltado para formação em Assistência de Câmera e Consultoria de Roteiro.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!